Com lema ''homofobia é crime'', Parada GLBT chega à 10ª edição

Muitas novidades marcam a 10ª Parada GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), que ocorre no dia 17 de junho, a partir das 14 horas, em São Paulo (SP). A Copa do Mundo, por exemplo, levou os organizadores a mudar, pela pri

Neste ano, a parada está marcada para um sábado — fato inédito. É que, no próximo domingo (18), o Brasil enfrenta a Austrália pela segunda rodada do Mundial. Para não ser esvaziado, o encontro foi antecipado em um dia.

Mas a onda de ataques criminosos liderada pelo PCC (Primeiro Comando Capital) arranhou a imagem de São Paulo e deve atrapalhar o evento. Boa parte dos participantes é composta por turistas.

Em todo caso, a concentração acontece ao meio-dia, já na avenida Paulista, e o tradicional desfile deve começar às 14 horas. De acordo com novas regras estipuladas pela prefeitura de São Paulo, a Paulista — palco do encontro desde a primeira edição, em 1997 — precisa ser liberada. A festa se encerra na praça Roosevelt.

Protesto
Ao tom festivo do evento será somada a marca de protesto. A palavra-de-ordem da vez é “homofobia é crime”. Em estudo feito em 2002 pelo Grupo Gay da Bahia, averiguou-se que pelo menos 104 homossexuais são assassinados por ano no Brasil.

Na última edição da Parada GLBT em São Paulo, mais de 2,5 milhões de pessoas se reuniram na avenida Paulista. É recorde entre todos os eventos do gênero ao redor do mundo.

A Paulista, no entanto, será deixará de ser o palco do encontro em 2007. Isso porque a prefeitura paulistana cedeu às pressões de moradores da região.

Veja as datas das próximas paradas estaduais no Brasil:

25 de junho
– Brasília (DF)
– Fortaleza (CE)
– Porto Velho (RO)


2 de julho
– Goiânia (GO)
9 de julho
– Florianópolis (SC)
16 de julho
– Belo Horizonte (MG)
30 de julho
– Rio de Janeiro (RJ)
6 de agosto
– Porto Alegre (RS)
– João Pessoa (PB)
3 de setembro
– Salvador (BA)

Da Redação, com dados da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo