Em Minas, a juventude já declarou: é Lula, Wadson e Jô

Com 300 participantes, de 30 cidades diferentes, o 6º Congresso Estadual da UJS em Minas Gerais ocorreu no último fim-de-semana (10 e 11), agregando muitos novos filiados e com uma programação jovem e politizada. Dentre as de

UJS de massas
 
Após a abertura do Congresso, no sábado de manhã, o presidente nacional da UJS, Wadson Ribeiro, fez a fala de apresentação da tese nacional, “A estrada vai além do que se vê”. Wadson falou sobre a UJS enquanto uma entidade de massas, descrevendo nossa atuação e nosso perfil de militantes e de filiados. Dado este caráter massivo, destacou ainda o papel da entidade na disputa de um projeto para o Brasil, especialmente nas próximas eleições; afirmando que a UJS é a única entidade de juventude, por seu tamanho e organização, capaz de ser um diferencial para garantir a vitória de Lula nas próximas eleições presidenciais. Por fim, ressaltou a importância da luta pelo socialismo sem modelos, com a cara e o jeito do Brasil, do povo brasileiro. Após a intervenção, instalaram-se quatro grupos de debate sobre conjuntura.
A tarde de sábado foi iniciada com uma intervenção do presidente estadual, Pedro Mourão, sobre a estruturação da entidade em Minas Gerais. Com o mote “UJS: um movimento político, juvenil, socialista e de massas”, Pedro falou sobre a organização interna, sobre as campanhas e sobre o caráter de massas da organização. Após a intervenção, foram instalados quatro grupos de debate sobre a estruturação da UJS.
Os grupos foram seguidos de um intervalo, quando um grupo de dança contemporânea de filiados da cidade de Juiz de Fora se apresentou. Em seguida, foram abertos os grupos de debate sobre as frentes de atuação da entidade em Minas: Movimento Secundarista, Movimento Universitário, Movimento Hip-Hop, Cultura, Jovens Trabalhadores, Políticas Públicas para a Juventude, Movimento Comunitário e Gênero. Encerrados os trabalhos do primeiro dia do Congresso, os participantes curtiram uma roda de samba em praça próxima ao alojamento.  
 
O desafio de 2006
 
O domingo começou com um empolgante ato político, do qual participaram a deputada estadual Jô Moraes (PCdoB), o vereador de Santos Dumont Labenert, membro eleito da direção estadual da UJS (PT), o presidente da CUT-MG, Lúcio Guterrez, o presidente nacional da UJS, Wadson Ribeiro, o representante da Unegro Alexandre “Chinelinho” Braga, o diretor da UNE Gustavo Viana, o diretor da UBES Marcelo Diniz, a presidente da UCMG, Aline Martins e a presidente da UEE-MG, Luana Bonone. Falaram sobre a Copa do Mundo, sobre os desafios do próximo semestre e sobre o papel dos movimentos sociais e da UJS na definição dos rumos do país.
Antes do almoço, os congressistas freqüentaram oficinas, dividas entre: Artes Cênicas, Saúde e Sexualidade, Capoeira, Dança do Ventre e Hip-Hop. Durante as oficinas, foram sorteados kits com materiais da UJS para os filiados (camisas, bótons e apostilas de formação). Durante o almoço, grupos de Ouro Preto realizaram apresentações de axé e dança de rua.
 
Plenária final
 
A tarde foi aberta com o esquete “Macaco Humano”, apresentada pelo diretor de cultura da gestão cessante da UJS-MG, Lúcio Flávio, de Nova Lima. Após a performance de Lúcio, o presidente estadual Pedro Mourão instalou a plenária final. Foram votadas cerca de 70 propostas consensuais e 3 divergentes. Antes do início da votação da diretoria, houve um assalto cultural das “Moças de Minas”, que fizeram uma performance com o poema “Aviso da Lua que Menstrua”, da poeta capixaba Elisa Lucinda. Em clima de grande unidade, o 6º Congresso da UJS em Minas Gerais encerrou com a eleição de uma grande e representativa diretoria e os gritos de “UJS” e “Tarda, mas não falha” puxados pela presidente eleita da “UJ-creche” Rafaela Cristine, de 6 anos. O presidente estadual da UJS, Pedro Mourão, foi reeleito e a nominata de delegados ao Congresso Nacional será fechada pela executiva estadual da UJS (direção cessante) em diálogo com as Direções Municipais.
Em clima de unidade e disposição para consolidar um trabalho nacionalmente reconhecido, a UJS em Minas Gerais relança sua atuação em novas bases, pronta para crescer e ampliar sua influência junto à juventude de Minas Gerais.
 
 
Direção eleita:
 

Pedro Mourão Paiva (executiva estadual cessante)
Elisangela Lizardo (executiva estadual cessante)
Viviene Adriana (executiva estadual cessante)
Fagner Ribeiro Sena “Tatu” (executiva estadual cessante)
Regina Maria Rita do Carmo (executiva estadual cessante)
Luana Bonone (executiva estadual cessante)
Aline Martins (executiva estadual cessante)
Mariana Alves (executiva estadual cessante)
Mateus Ferreira (executiva UCMG)
Kate Anne Lopes (executiva estadual cessante)
Flávio de Abreu Lourenço “Renegado” (executiva estadual cessante)
Letícia (Nova Lima)
Luiz Paulo “Lupo” (Uberlândia)
Fred “Negro F” (Belo Horizonte)
Luana Torres (Contagem)
Frederico “Mixirica” (Nova Lima)
Danúbia (Nova Lima)
Ramon Fonseca (Montes Claros)
Luisa (Montes Claros)
Patrícia Cunha (Uberlândia)
Diogo (Uberlândia)
Rochelle Gutierrez (Uberaba)
Juliana Castejon (Uberaba)
Evandro José (Contagem)
Danniel Coelho (Montes Claros)
Karolina Rebecka (Poços de Caldas)
Felipe Ferreira (Poços de Caldas)
Emilene (Lavras)
Everton “Rachid” (Lavras)
Thais Sartori (Juiz de Fora)
Renata Curty (Santa Luzia)
Adolfo (Cel. Fabriciano)
Everton Bragança (Cel. Fabriciano)
Gerson Wagner “Pelezinho” (Ouro Preto)
Gabriel (Ouro Preto)
Tiago Santana (Betim)
Leonardo Rodrigues (Belo Horizonte)
Marquinhos (Itabira)
Isaías Abranches (Governador Valadares)
Carolina Lobo (Belo Horizonte)
Jaderson (Ituiutaba)
Antônio Piau (Viçosa)
Robson (Viçosa)
Inaê Vasconcellos (Ituiutaba)
Daniel Cal (Contagem)
Ágata (Juiz de Fora)
Natália “Batata” (Juiz de Fora)
Heleno (Juiz de Fora)
Péricles Francisco “Xikim” (Betim)
Alípio (Ibirité)
Vereador Labenert (Santos Dumont)
 
De Juiz de Fora
Luana Bononne