Jogo do Brasil e feriado comprometem trabalhos legislativos

A agenda da semana, marcada pela estréia do Brasil na Copa, nesta terça-feira (13), e o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (15), pode comprometer os trabalhos legislativos, em função do baixo quorum. O esfor&ccedil

Enquanto os partidos se dedicam às articulações em tempos de convenções partidárias, a Câmara e o Senado tentam desbloquear a pauta trancada por medidas provisórias. No Senado são duas MPs e na Câmara, três. Na terça-feira, antes do jogo, as duas Casas marcaram sessão no período da manhã.

A semana é decisiva para outros assuntos como a instalação da CPI dos Sanguessugas, o prazo final para votos em separado na CPI dos Bingos e a votação no Conselho de Ética da Câmara do pedido de cassação do deputado José Janene (PP-PR), o último dos 19 deputados acusados pela CPI dos Correios de participar do suposto esquema do "mensalão".

A Copa do Mundo e as festividades juninas devem adiar também o início da campanha do PSDB que, após a oficialização da candidatura de Geraldo Alckmin, deve acelerar as alianças regionais para ver se consegue fortalecer a candidatura tucana. Estava prevista para esta quarta-feira a inclusão do presidente do PPS, Roberto Freire, na reunião do Conselho Político da campanha, mas que deve ser adiada.

Sanguessugas

A instalação da CPI Mista dos Sanguessugas está marcada para esta semana, mas o funcionamento da comissão exigirá o cumprimento de algumas medidas práticas. Criada para investigar o esquema de desvio de recursos do Orçamento da União para a compra fraudulenta de ambulâncias, a CPI precisará a indicação dos componentes, que devem ser 11 senadoers e 11 deputados.

Com a Copa do Mundo e as festividades juninas, sem contar com as convenções partidárias, que requerem negociações para as composição e alianças, deve sobrar pouco espaço nas agendas dos políticos para dar início aos trabalhos. Os eventos já pautados também deverão ocupar todo o espaço da mídia. Portanto, a expectativa é que as investigações atrairão muita atenção nesta semana. A CPI terá prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, o que é considerado prazo curto.

Disputa nos Bingos

Na CPI dos Bingos, a semana será decisiva. Os integrantes do colegiado terão até às 18 horas de quarta-feira para apresentar votos em separado ao relatório final. O senador Magno Malta (PL-ES), autor do requerimento de criação da CPI, critica o desvio das investigação e defende um aprofundamento das investigações em torno das casas de bingo no país.

Os governistas não aceitam o pedido de indiciamento de várias das 49 pessoas que foram citadas no relatório final do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) sem estabelecer relação entre eles e as casas de bingos – objeto da investigação, como é o caso do ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto.

A oposição, por meio do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), por sua vez, quer ampliar a lista de indiciados, incluindo os nomes do ex-ministro Chefe da Casa Civil, José Dirceu e de Gilberto Carvalho, cujos nomes não foram citados no relatório.

A disputa entre governo e oposição será acirrada até o dia da votação, prevista para ocorrer em 20 de junho.

Alguém tem que ceder

Após a confirmação da candidatura Alckmin e a indicação pelo PFL do nome do senador José Jorge para a vice-presidência, o PSDB começa prá valer a campanha política. Para isso, conta com o apoio do PPS e aposta que parte do PMDB também apoiará Alckmin. Nessas negociações, no entanto, serão necessários alguns acertos em alguns estados, em que um dos partido terá que ceder na disputa estadual.

Com o PPS, por exemplo, é preciso decidir quem será o candidato ao governo do Rio de Janeiro, porque os dois partidos lançaram nomes ao governo carioca.

De Brasília

Márcia Xavier

Com agências