Paz e guerra na defesa dos direitos da juventude

Os impactos da guerra nas populações juvenis e a luta pela paz serão os temas abordados em palestras e depoimentos de jovens no Seminário Internacional Paz, Multilateralismo e Direitos da Juventude, que ocorre esta semana, na C&a

São esperadas delegações de toda a América Latina e também da Europa, da África e do Oriente Médio. Organizações juvenis de vários países darão depoimentos sobre o impacto da guerra nos jovens.
O seminário quer promover um encontro de organizações juvenis internacionais com o movimento juvenil brasileiro para debater a luta contra a guerra e pela paz, a defesa da autodeterminação e do multilateralismo como caminho para superar os graves flagelos que ameaçam os direitos juvenis.

Busca ainda estabelecer diálogo com os poderes públicos e setores juvenis da sociedade civil de vários países envolvidos com esses temas. As conclusões dos debates nortearão as ações conjuntas das organizações juvenis brasileiras e internacionais para o setor, com desenvolvimento de projetos ligados aos jovens.

Os dois primeiros dias do evento – nesta terça e quarta-feira (13 e 14) – terão a realização de quatro painéis. O primeiro painel, que abre o evento, na manhã desta terça-feira, terá como tema "O Brasil e um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – Diálogo com o Executivo e o Parlamento Brasileiro". A coordenação do painel de abertura será do deputado Nilson Mourão (PT-AC) e da União da Juventude Socialista (UJS).

Estão previstas as participações do presidente da Câmara, Aldo Rebelo; do secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães; do ministro da Educação, Fernando Hadad; do chefe de gabinete do Ministério dos Esportes, Alcino Reis; do secretário de Juventude do Governo Federal, Beto Cury; do presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Alceu Colares (PDT-RS); do líder do PCdoB, deputado Inácio Arruda (CE); do líder do PSB, deputado Alexandre Cardoso (RJ); e do líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS).

O evento terá a participação de diversas entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), a União dos Negros Pela Igualdade (Unegro), a Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM) e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Em defesa dos jovens

A Federação Mundial das Juventudes Democráticas é uma Organização Não-Governamental que reúne organizações nacionais de juventude de todo o mundo em torno dos direitos juvenis, especialmente o direito à paz. Surgida em 1946, é a organização do Movimento dos Festivais, que realizou sua última edição na Venezuela com mais de 15 mil participantes de 144 países, 750 deles brasileiros.
A Federação é membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, tendo participado de todas as suas edições. A FMJD tem status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e relação operacional com a UNESCO, tendo inclusive apresentado uma Mensagem de Paz ao Secretariado Geral da ONU em 1987.

O seminário no Brasil recebe apoio da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, da Secretaria da Juventude da Presidência da República e do Conselho Mundial da Paz.

Programação

Terça-feira (13)
9 horas

Painel: O Brasil e um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – Diálogo com o Executivo e o Parlamento Brasileiro.
Coordenação: Deputado Nilson Mourão e UJS
Convidados: Secretário Geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães;
Ministro de Educação, Fernando Haddad;
Chefe de Gabinete do Ministério dos Esportes, Alcino Reis;
Secretário de Juventude do Governo Federal, Beto Cury;
Presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo;
Presidente Comissão de Relações Exteriores, Alceu Colares;
Líder do PCdoB, Inácio Arruda;
Líder do PSB, Alexandre Cardoso e
Líder do PT Henrique Fontana.

13 horas
Painel: A Realidade Brasileira e a Política Externa do Governo Lula.
Convidados: Secretário de Relações Internacionais (PCdoB), José Reinaldo Carvalho; 1º Secretário Nacional PSB, Carlos Siqueira e
Representante do PT

Quarta-feira (14)
9 horas
Painel: A juventude pela Paz e contra o imperialismo.
Introdução: Presidente do Conselho Mundial da Paz/Cebrapaz, Socorro Gomes.
Convidados: Major do Exército da República Bolivariana da Venezuela, Alexander Herrera;
Representante da Juventude Comunista Colombiana (JUCO), Cláudia Florez.

Depoimentos dos participantes.

14 horas
Painel: As injustiças sociais e o unilateralismo: ameaças aos direitos da juventude.
Introdução: Secretário Geral da FMJD, Giovani Barrueta;
Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ);
Centro de Estudos e Memórias da Juventude.
Depoimentos dos Participantes

Quinta-feira (15)
9 horas
Mesa redonda: Os Movimentos Sociais e a luta por um novo Brasil.
Participantes: (Central Única dos Trabalhadores CUT);
União Nacional dos Estudantes UNE);
Movimento Sem Terra MST);
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas UBES);

Associação Nacional de Pós-Graduandos ANPG);
Confederação Nacional das Associações de Moradores CONAM);
Marcha Mundial de Mulheres MMM);
União dos Negros Pela Igualdade UNEGRO);
Federação Democrática Internacional das Mulheres FDIM) e
Central Geral dos Trabalhadores do Brasil CGTB).

De Brasília

Márcia Xavier