No Brasil, Alan García quer reforçar ''eixo estratégico''

O vencedor das eleições presidenciais do Peru, Alan García, viajou ontem à noite ao Brasil para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem pretende reforçar o "eixo estratégico" entre os doi

García veio num avião enviado especialmente por Lula. A comitiva é formada pelo congressista e ex-chanceler Luis González Posada, e seus assessores políticos José Antonio García Belaúnde e Luis Navas. González Posada foi chanceler durante o primeiro polêmico governo de García (1985-1990). García Belaúnde está cotado para o Ministério de Relações Exteriores.

Segundo nota divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores brasileiro, García será recebido em audiência pelo presidente Lula e também homenageado pelo ministro Celso Amorim com um almoço no Palácio Itamaraty, do qual participarão outras autoridades do governo. Segundo a chancelaria, a visita do presidente eleito peruano permitirá examinar as “perspectivas de intensificação da cooperação bilateral, no contexto da aliança estratégica entre o Brasil e o Peru”.

Em 2005, o comércio bilateral entre os dois países atingiu o valor de US$ 1,4 bilhão, e no primeiro quadrimestre de 2006 alcançou US$ 520 milhões, o que significa um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. O Ministério avalia que os investimentos brasileiros no Peru também apresentam possibilidades favoráveis de crescimento. O Peru se abriu para o comércio brasileiro no oceano Pacífico em janeiro, ao inaugurar a ponte Integração, que faz parte da futura estrada interoceânica, com 2.600 quilômetros de extensão.

Com relação à integração dos países da América do Sul, há expectativa de que o encontro presidencial ainda reforce a importância do papel desempenhado pelo Peru, que forma, juntamente com o Brasil e a Bolívia, a “Tróica da Comunidade Sul-americana de Nações”. Lula deve confirmar sua presença na cerimônia de posse de García, que está marcada para o dia 28 de julho.

Da Redação
Com agências.