Osmar Júnior viabiliza o repasse de 60 consultórios odontológicos ao Piauí

O Piauí recebeu do governo federal 60 consultórios odontológicos, os equipamentos beneficiarão 30 municípios no Estado. O repasse foi feito através do Ministério da Saúde a pedido do vice-governador Osmar Júnior (PC do B).

Os consultórios fazem parte do Programa Brasil Sorridente e os equipamentos serão usados para ampliar o sistema de atendimento odontológico dentro do sistema único de saúde – SUS. O programa já existe desde o ano de 2004, com a implantação de equipes de saúde bucal no programa saúde da família. O Piauí é o primeiro estado a ampliar o programa Brasil Sorridente.

O vice-governador Osmar Júnior anunciou em solenidade hoje (12) no Karnak que sua intenção é fazer com que mais municípios sejam beneficiados com os equipamentos. "O Brasil era conhecido como o país dos desdentados, o Piauí então era muito carente de programas como este, vamos procurar ampliar cada vez mais. Já temos uma lista de 50 novos municípios para receberem os equipamentos", disse Osmar Júnior.

A secretária estadual de saúde, Tatiana Chaves, disse que o programa vai aumentar a as ações de saúde bucal no Estado. "Os 60 consultórios odontológicos trabalharão na prevenção e nas especialidades odontológicas de endodontia, na periodontia e na prevenção de câncer de boca", informou.

Segundo dados do governo do Estado há 780 cirurgiões dentistas atendendo dos municípios piauienses. As equipe são formadas por um auxiliar de consultório e um odontólogo. A partir de agora será disponibilizado 700 técnicos especializados em higiene dental.

Muitos prefeitos estiveram presentes na solenidade de lançamento do programa no Karnak. O presidente da APPM, Luis Coelho, agradeceu o benefício que está sendo levado aos municípios e disse que as cidades não possuem recursos financeiros disponíveis para atender a população na área de saúde. "Como é que uma pessoa sem ter dentes consegue extrair do alimento os nutrientes? Nós dos municípios não conseguimos atender as necessidades. Os prefeitos estão muito satisfeitos com este programa, pois os recursos que nós dispomos são infinitamente insuficientes para atender a todas as necessidades", falou Luiz Coelho.

Texto: Daiane Rufino
Foto: jarbas Leite