Relação desgastada: Garotinho deve trocar PMDB pelo PSC

Derrotado pela ala governista do PMDB, Anthony Garotinho vai deixar o partido, aderir ao PSC e retornar em julho ao cargo de supersecretário (Governo e Coordenação) do Estado do Rio, chefiado pela mulher, Rosinha Matheus.

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho vai deixar o PMDB. A decisão foi tomada ontem à noite, após a reunião da executiva nacional do partido, em Brasília, na qual foi decidido que a sigla não apresentará candidato a presidente em outubro.

Garotinho não participou da reunião. Segundo o jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira, ele teria manifestado a colaboradores sua frustração com o pouco empenho de Simon pela candidatura própria do partido.

O destino de Garotinho deve ser o Partido Social Cristão (PSC). Em julho, ele deve reassumir o posto de 'supersecretário' do Estado do Rio, chefiado por sua mulher, Rosinha Matheus, ficando à frente das pastas de Governo e de Coordenação.

Garotinho deve participar das eleições deste ano apoiando os candidatos de seu novo partido em todo o País. O candidato do PSC à Presidência deve ser Rogério Vargas, ex-secretário estadual de Administração e ex-presidente da Loterj.

O PSC precisa ultrapassar a cláusula de barreira: ao menos 5% dos votos válidos para deputado federal (2% em, no mínimo, nove Estados). Mesmo no PSC, Garotinho deve manter o apoio ao senador Sérgio Cabral (PMDB) na sucessão de Rosinha.

Em 2008, ele e Rosinha voltam a disputar as eleições. Ele concorrerá à prefeitura do Rio, e ela deverá disputar a eleição em Campos dos Goytacazes, cidade do norte fluminense já administrada duas vezes por Garotinho.