Congresso Nacional é coroamento do trabalho da UJS

"O Congresso Nacional é um compromisso importante que assumimos de dois em dois anos, para avaliar, debater e estabelecer metas de trabalho para o próximo período. É o espaço democrático em que definimos linhas de açã

Para o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Inácio Arruda (CE), a causa do socialismo teve sempre muito apreço pela participação da juventude, pensamento que deve ser de todo o Brasil, destacou. "Além de organizar em partidos e entidades, devemos investir em políticas públicas para preparar a juventude para entender o mundo e dominar conhecimentos para garantir perspectivas de mudanças". Inácio participou, junto com outras lideranças comunistas, de jantar que a entidade realizou na noite desta terça-feira (13), em Brasília, para arrecadar fundos para o evento.

O parlamentar destacou que os jovens são alvos fáceis do crime organizado e que é preciso fazer investimentos "para que a perspectiva do novo apareça para eles", acrescentando que o PCdoB sempre apoiou a juventude, seja o movimento estudantil, que possui estrutura e organização; como a juventude operária, social e popular.

Ele lembrou que as bandeiras da juventude são de desenvolvimento e avanço, resultante do talento e ardor juvenil. E citou o escritor Machado de Assis que, ao apresentar o ícone da juventude na literatura brasileira – o poeta baiano Castro Alves – disse "dessa fonte é que temos que beber, que é de onde vai jorrar frutos".

Trabalho coroado

Oliver destacou o Congresso Nacional como coroamento do trabalho da UJS, que está estruturada no Brasil inteiro, e realizou conferências estaduais, para organizar as ações. Disse ainda que é o principal momento da atual batalha, "que vai além do que se vê", parafraseando a letra da música dos Los Hermanos que motivou o slogan do evento.

O ponto alto da programação é o Ato Político das Juventudes Partidárias, marcado para às 16 horas desta sexta-feira (16), na Academia de Tênis, com a presença confirmada do presidente Lula, Ministros de Estado como Tarso Genro (Coordenação Política) e Orlando Silva (Esportes); o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP); presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo e secretario Nacional de Juventude, Beto Cury, entre outros.

As discussões vão ocorrer nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), reunindo milhares de jovens em torno de temas como Eleições no Brasil e a construção de um modelo de desenvolvimento integrado à América Latina, que será apresentado pelo vice-presidente do PCdoB, Renildo Calheiros; o presidente Nacional do PT, Ricardo Berzoini e o presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, na quinta-feira (15).

A programação destaca também a aula magna "A estrada vai além do que se vê", do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, também na tarde de quinta-feira. E prevê ainda grupos de discussão temáticos e variadas atividades esportivas e culturais. Os temas variam de Movimento Estudantil, Jovens Trabalhadores (Urbanos e Rurais), Cultura, Comissão de Solidariedade Internacional, Jovens Cientistas até Luta anti-racista, Democratização dos meios de comunicação e Comportamento Juvenil, entre outros.

De Brasília

Márcia Xavier