Evo Morales homenageia 78º aniversário de Che

O presidente boliviano, Evo Morales, participará hoje do ato em homenagem ao 78º aniversário do nascimento do líder argentino Ernesto Che Guevara (1928-1967), uma das principais figuras da Revolução Cubana junto com o presidente Fi

Um grupo de médicos cubanos que participaram da guerrilha de Sierra Maestra depositou flores no Mausoléu que leva o nome de Che em Santa Clara, no centro de Cuba. "Esta visita é um acontecimento importante. É uma homenagem e uma recordação", ressaltou José Ramón Machado Ventura, membro do Escritório Político do Partido Comunista Cubano, que presidiu o ato. Em Havana, foi exibido "Che, cidadão do mundo", um documentário sobre vida do guerrilheiro que mostra escritos, relatos de viagem, fragmentos de diários, cadernos, cartas, poemas, apontamentos de leituras, artigos e discursos, acompanhados de imagens.

Ernesto Guevara conheceu o presidente cubano, Fidel Castro, em 1956 no México e se juntou à expedição armada que viajou para Cuba. O grupo organizou um levante nas montanhas de Sierra Maestra, para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista. Nos primeiros anos da revolução, Che foi nomeado presidente do Banco Nacional e mais tarde ministro de Indústria. O guerrilheiro recebeu a nacionalidade cubana pelos serviços prestados Revolução.

Mas sua idéia era impulsionar a revolução na América Latina, o que o levou à Bolívia em 1966. Lá foi capturado pelo Exército em 8 de outubro de 1967, em um local chamado Quebrada do Yuro e conduzido a uma escola na aldeia de La Higuera, onde foi executado no dia seguinte.

Da Redação
Com agências.