Humala está disposto a negociar com García, publicamente

O ex-candidato à Presidência pelo União Pelo Peru (UPP) Ollanta Humala disse hoje estar disposto a dialogar com o presidente eleito Alan García, do Partido Aprista Peruano (Apra). Mas publicamente. Ele afirmou que há muitas quest&otild

Em uma entrevista coletiva para a imprensa local na última terça-feira, Humala avaliou que “temos uma força de oposição para construir e trabalhar cumprindo o mandato do povo”, comentou Humala. Entre os assuntos que ambas forças devem tratar está o transfuguismo político, que o ex-militar considera perigoso para o país. Ele criticou a atitude do seu companheiro de chapa para o cargo de segundo vice-presidente, Carlos Torres, que abandonou o movimento nacionalista e, junto com outros legisladores eleitos, está tentando formar um bloco "independente".

 

“É uma lei que deve ser criada imediatamente para evitar futuros maus exemplos que somente debilitam a institucionalidade democrática”, disse o dirigente que também é presidente do Partido Nacionalista Peruano. “Temos uma responsabilidade com mais de seis milhões de peruanos que votaram apesar da campanha que se fez contra nós”, disse Humala, que tem se mostrado disposto a empreender uma trabalho que chama de “oposição construtiva”. “Ambos (UPP e Apra) temos maioria no Congresso e não haverá desculpa para que se demore a dar solução a estes problemas", disse.

 

Ao ser questionado se saudará e felicitará García por sua vitória eleitora, Humala afirmou que o atual clima político no país não tem ajudado a que se materialize esse ato protocolar. Ele também confirmou que esteve na Bolívia vendo questões referentes ao Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos, e assegurou que não chegou a se reunir com o presidente do país, Evo Morales. Ele informou que deve manter esse encontro nas próximas semanas.

 

Da Redação

Com agências.