Pesquisa em 25 países revela otimismo com mercado de trabalho

A perspectiva de criação de vagas no terceiro trimestre de 2006 é positiva em 23 dos 25 países que fazem parte do Levantamento de Perspectivas de Emprego da empresa norte-americana de colocação profissional Manpower. De

A perspectiva de criação de vagas no terceiro trimestre de 2006 é positiva em 23 dos 25 países que fazem parte do Levantamento de Perspectivas de Emprego da empresa norte-americana de colocação profissional Manpower. De acordo com a pesquisa, Índia e Hong Kong são os países com melhor expectativa para o mercado de trabalho.

Na Índia, 43% das empresas entrevistadas esperam criar novas vagas no próximo trimestre. Em Hong Kong, são 27% dos entrevistados os que acreditam num aumento de postos de trabalho.

Na China, porém, o mercado de trabalho mostra sinais de forte desaquecimento, com apenas 6% acreditando num aumento de vagas. No período anterior, 21% esperavam melhora na oferta de postos de trabalho.

Nos EUA, 21% dos entrevistados disseram acreditar em uma ampliação no número de vagas de trabalho no terceiro trimestre.

A Alemanha foi o único país em que a pesquisa registrou queda na perspectiva de criação de empregos, com 2% dos entrevistados acreditando em redução no número de vagas atuais no país.

"Como um todo, o mercado de trabalho mundial aparenta estar em boa forma com a expectativa contínua de aumento nas contratações nos EUA e nas Américas", disse o presidente da Manpower, Jeffrey Joerres. "A Europa continua a se recuperar em relação ao ano passado e a atividade empregadora é, no geral, forte na região da Ásia e Pacífico."

Segundo a empresa, os dados desse último levantamento apontam para picos na perspectiva de criação de vagas na Índia e no Japão. Também indicam vales na expectativa na Alemanha e na China.

A busca por mão de obra qualificada foi, juntamente com a demanda nos setores de mineração e construção, o que motivou o resultado da pesquisa na Índia. Na China, todos os setores afirmam que devem contratar menos no próximo trimestre.

A pesquisa da Manpower é realizada desde 1962 e entrevista mais de 49 mil empresários nos 25 países sobre os quais divulga dados: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Cingapura, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Reino Unido, Suécia, Suíça e Taiwan.

Fonte: Valor Econômico