Tarso Genro negocia votações no Congresso antes das eleições

Para destrancar a pauta do Legislativo, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, está negociando com a oposição. Segundo Genro, o Executivo quer a aprovação de quatro projetos: a minirreforma trib

A oposição diz que aceita, desde que seja incluída na pauta os projetos que tratam sobre segurança pública. As negociações serão retomadas na próxima semana. O objetivo do Ministro das Relações Institucionais é tentar acelerar as votações antes que os parlamentares dêem inícios as campanhas eleitorais em seus estados.

A batalha do governo reiniciará com a votação da Medida Provisória (MP 291), que autoriza reajuste de 5% para aposentados e pensionistas. A oposição está interessada em aumentar o valor, aproveitando-se do período eleitoral, como ocorreu na votação da MP do salário mínimo, na semana passada. Na ocasião, PFL/PSDB conseguiram aprovar o mesmo reajuste do salário mínimo – 16% – para aposentados e pensionistas.

Para as lideranças governistas restam poucas opções. Com a resistência da equipe econômica em ampliar gastos, elas precisam insistir na aprovação do texto original. Uma eventual derrota terá de ser contornada pelo veto presidencial.

Agenda mínima

O ministro manifestou a crença de que é possível criar uma agenda mínima, mesmo em um ano eleitoral. "Uma agenda mínima não quer dizer que a oposição e o governo pensem a mesma coisa a respeito dos temas que estão sendo propostos. Mas que seja um elenco de problemas a serem resolvidos por votação, por debate, por confronto político, e que fique claro para a sociedade que esses temas são relevantes", afirmou Tarso Genro.

O líder do PSDB, deputado Jutahy Júnior (BA), disse que o partido aceita conversar. O PSDB, segundo ele, quer votar 11 projetos sobre segurança, já aprovados no Senado, entre eles o regime especial para presos de alta periculosidade. "Temos também questões específicas sobre celulares, bloqueadores, aumento de penas, enfim, assuntos que têm de ser modificados para dar segurança à população", disse o líder.

Jutahy destacou que já existe um acordo da oposição com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), para votar dois projetos: a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a loteria Timemania.

Com agências