Reino Unido procura acordo para retirada parcial do Iraque

Militares britânicos no Iraque disseram que deve ser anunciado em breve um acordo com o governo iraquiano instalado pelos ocupantes para a retirada das tropas de uma das Províncias do sul do país.

O anúncio, que pode sair nas próximas duas semanas, significaria que o controle da província de Al Muthana seria entregue ao governo iraquiano. Al Muthana é a maior das cinco Províncias do sul do Iraque e está sob a ocupação de tropas britânicas, australianas e japonesas no momento, mas é pouco povoada e não tem forte presença da resistência.

Um porta-voz britânico disse que a retirada das tropas da Província começaria 45 dias após o anúncio oficial. De acordo com o correspondente da BBC, Paul Adams, "este é um primeiro passo modesto, mas altamente simbólico, em direção à transferência de autoridade e à saída da coalizão do Iraque em última instância".

"O anúncio da retirada de tropas de Al Muthana não levará necessariamente à retirada significativa de tropas da coalizão do Iraque em breve, mas é provável que os 500 soldados não-combatentes do Japão deixem o país mais cedo que o esperado", disse o correspondente da BBC.

Com informações da BBC Online