Der Spiegel: Volkswagen pode cortar mais 10 mil empregos

Negando uma informação veiculada pela revista semanal alemã Der Spiegel, um alto executivo da indústria automobilística alemã Volkswagen, afirmou que a situação da empresa é séria, porém

O chefe de pessoal da VW, Horst Neumann, disse não ter informado aos representantes dos trabalhadores que os cortes de empregos poderiam ser estendidos, como foi informado pela revista alemã Spiegel.

"Eu nunca disse tal coisa", afirmou ele por meio de um porta-voz da empresa no sábado, em entrevista coletiva.

"A situação na VW é séria, mas não há motivo para pânico, e certamente não há motivos para criar pânico."

A VW disse em fevereiro que cerca de 20 mil empregos na Alemanha poderiam ser afetados por um programa de reestruturação de três anos na área de veículos de passageiros.

A revista Spiegel informou que mais 10 mil empregos poderiam estar em risco, porque os altos custos significam que a produção da próxima geração do modelo Golf poderia ser transferida da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.

O presidente da empresa, Bernd Pischetsrieder, disse em fevereiro que não tinha planos de fechar nenhuma fábrica ou cancelar o acordo salarial interno da Volkswagen, que protege da demissão 100 mil trabalhadores em suas seis fábricas da Alemanha Ocidental até o final de 2011.

A montadora já havia prometido cortar milhares de empregos na Alemanha, mas apenas por meio de pacotes de aposentadoria precoce e demissão voluntária que poderiam custar centenas de milhões de euros em encargos de reestruturação.

A Spiegel disse que os trabalhadores em Wolfsburg não podem esperar melhoras com a produção do novo Scirocco, porque a diretoria da empresa havia decidido basear a produção do veículo em Portugal por motivos de custos.

Em outro artigo, a revista Automobilwoche disse que a Volkswagen estaria decidindo se a produção do Fox pode ser transferida do Brasil para a Europa, devido à valorização do real.

O chefe de marca da VW, Wolfgang Bernhard, também pretendia cortar o preço da próxima geração do Polo em até 2 mil euros, disse a Automobilwoche, citando fontes da VW, graças a custos de produção mais baixos.

Com agências internacionais