Associação de Moradores e estudantes se unem em trabalho de combate à dengue
Mais de 50 entidades não governamentais estiveram reunidas na manhã de hoje -19- na sede da Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí – FAMEPI para discutir a execuç&a
Publicado 19/06/2006 15:46 | Editado 04/03/2020 17:02
As associações de moradores e entidades estudantis presentes na reunião decidiram por duas linhas de trabalho: um mapeamento dos principais focos de dengue nos bairros, vilas e favelas da capital e a conscientização dos moradores para que eles ajudem no trabalho. A partir de amanhã -20- será iniciado um trabalho de conscientização na Vila Daguimar Maza, no quilômetro sete na BR 316, próximo ao lixão, zona Sul de Teresina.
“Nossa intenção é chamar a atenção da população para fazer sua parte no combate a dengue, principalmente porque já tivemos oito casos de vítimas de dengue hemorrágica, o que é muito grave”, disse o presidente da FAMEPI, Dino Pereira.
A metodologia de trabalho definida pelas associações e estudantes será o uso de dois carros de som, concedidos pela FAMEPI e panfletagem com material impresso já existentes nos órgãos públicos ligados à saúde para informar aos moradores sobre como combater o mosquito transmissor da dengue. “Acreditamos que trabalhando com os próprios moradores a conscientização será mais fácil, pois estaremos considerando a realidade das comunidades, com pessoas próximas haverá menos rejeição”, explicou o tesoureiro da FAMEPI, Raimundo Mendes.
Nas visitas aos bairros e vilas, os voluntários no trabalho farão um mapeamento de terrenos e outros locais entendidos como potenciais criadores do mosquito. A lista com o nome dos locais será encaminhada para as respectivas SDUs de cada zona.
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES que participou da reunião se comprometeu em realizar um trabalho paralelo nas escolas da capital. A entidade realizará palestras e panfletagem junto aos alunos. “Vamos listas as escolas com bebedouros e caixas d´aguas precários e também enviar esta lista para as SDU´s, acreditamos que os estudantes podem ser incentivadores de suas famílias na luta contra a dengue”, relatou o presidente da UMES, Victor Nairo.
De Teresina,
Daiane Rufino
Daiane Rufino