Governo do Piauí assenta cerca de 160 pessoas em Pedro II
O governo do Estado do Piauí inaugurou no último dia 15 o Assentamento Cruzeiro do Sul, zona rural do município de Pedro II. Através do Programa Nacional de Crédito Fundiário, foram investidos cerca de R$ 168 mil para a compra de
Publicado 19/06/2006 13:03 | Editado 04/03/2020 17:02
As obras de infra-estrutura, como a construção de 12 casas e sistemas de abastecimento de água e de redes de energia elétrica foram entregues à comunidade. Para o presidente da Associação da Comunidade Cruzeiro do Sul, Luís Gonzaga Chaves, a instalação do assentamento assegura a vida digna e independente. “Agora, não precisamos ficar pedindo coisas aos outros, ou políticos”, disse.
Para o casal de trabalhadores Raimundo Nonato Sousa e Ivonete Maria de Campelo Sousa, pais de 5 filhos, e que moram em uma das casas do assentamento com terreno de 40 por 180 metros, a esperança na vida ficou mais forte novamente. “A luta pela posse da terra e essa casa, com energia e água, mudou a nossa vida. Isso tudo trouxe uma grande alegria que nem sei dizer direito”, disse Raimundo Nonato.
O vice-governador do Estado, Osmar Júnior (PC do B), disse que o assentamento representa uma grande conquista para os trabalhadores da região que agora podem plantar e usufruir do que produzir. “Eu sei como é importante a terra e uma casa para as famílias pobres do Piauí, me sinto muito feliz em contribuir com a dignidade destas famílias”, disse.
O governador Wellington Dias (PT) liberou, também, cerca de R$ 281 mil para a compra de 456 hectares de terras das propriedades Mato Verde e Pé da Serra para a instalação do Assentamento Mato Verde que beneficiará cerca de 20 famílias, o que significa 100 pessoas contempladas. Serão construídas 20 casas e sistemas de abastecimento de água e redes de distribuição de energia elétrica, além de investimentos em projetos produtivos.