Agricultores fazem reivindicações a Osmar Júnior e declaram apoio a reeleição de Wellington Dias

O Estado do Piauí tem hoje mais de um milhão de pessoas que tem na atividade do campo a fonte principal do seu sustento. A Fetag (Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí) recebeu na manhã de hoje (20) o vice-governa

A Fetag declara total apoio a reeleição de Wellington Dias ao governo do Estado, mas pediram a Osmar Júnior maior interação da entidade com a representação do Incra no Piauí. O vice-governador ouviu as solicitações atentamente e disse ser possível atender a todas as reivindicações. A visita de Osmar à Fetag inicia uma lista de visitas que o vice-governador faz as entidades representativas da sociedade civil. "A Fetag tem uma relação não somente política com o meu partido (PC do B), mas também pessoal, nesse momento de grandes definições políticas para o Brasil e eu como provável candidato estou visitando os setores organizados da sociedade e a primeira visita deveria ser feita a Fetag pela ligação histórica que nós temos e pela importância do movimento no Estado".

O Conselho Deliberativo de Planejamento da Fetag montou um comitê formado por quatro diretores da Fetag para apoiar a reeleição Wellington e Lula. A intenção é usar a penetração política da Fetag para angariar votos para Wellington. Os trabalhadores demonstraram interesse em apoiar a candidatura de Osmar Júnior a deputado federal.

Participaram da reunião o secretário de formação e organização da Fetag e ex-presidente da entidade, Adonias Higino e representantes dos trabalhadores rurais dos municípios de Valença, Oeiras, Barras, Batalha e Teresina. Durante a reunião, Adonias Higino, falou em nome dos trabalhadores e pediu a consolidação do Consórcio Social da Juventude para capacitação de jovens, através de convenio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Trabalho, atualização do zoneamento agrícola no Estado do Piauí, expansão do programa Luz para Todos e abertura política institucional por parte do Incra.

Osmar Júnior disse que a intenção do governo é melhorar a política de reforma agrária no Estado. "É um esforço que nós vamos fazer, pelo que ouvi ate agora das solicitações dos trabalhadores nós temos condições de atender a cada uma delas".

Texto: Daiane Rufino
Fotografia: Jarbas Leite