Uruguai: PIT-CNT convoca greve geral para amanhã

A principal central sindical do Uruguai convocou uma greve geral de 24 horas para o dia 22 com o objetivo de exigir aumentos salariais, tanto para os trabalhadores privados como para os públicos, segundo informações divulgadas hoj

A greve foi convocada pelo Plenário Intersindical e Convenção Nacional dos Trabalhadores (PIT-CNT) que entregou à imprensa o texto da resolução. A mobilização será a terceira desde que assumiu o governo da coalizão de esquerdas Frente Ampla, em 1º de março de 2005. A paralisação se realiza sob a consígnia "por trabalho e país produtivo".

 

No dia da paralisação se realizará também uma marcha frente ao Ministério de Economia, disseram os diretores dos sindicatos dos funcionários públicos. Os trabalhadores privados pedem ao governo do presidente socialista, Tabaré Vazquez, "mudanças nas pautas salariais" que recentemente foram anunciadas para o setor.

 

Por outro lado também durante a mobilização se exigirá do governo, além dos aumentos salariais para os funcionários públicos, aumento do valor dos pagamentos dos aposentados e pensionistas. Os sindicatos anunciaram sua intenção de conseguir partidas orçamentárias melhores e mais elevadas para os serviços de saúde e educação", entre outras reivindicações.

 

Da Redação
Com informações do Aporrea.