Vanessa representará PCdoB na “CPI das Sanguessugas”

A deputada Vanessa Grazziotin (AM) foi indicada nesta quarta-feira (21) como representante do PCdoB na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Operação Sanguessuga. A comissão vai investigar o esquema de s

Para a deputada, trata-se de um grande desafio devido ao curto período que os membros da comissão terão para apresentar um resultado. Ela fez referência ao acordo entre as lideranças que definiu o prazo de 60 dias para concluir o trabalho ao invés dos 180 dias regimentais. "Caso o trabalho não seja concluído, defendo que as investigações continuem no período pós-eleitoral", disse.

Nessa primeira fase da CPI, a parlamentar diz que os trabalhos estarão concentrados no exame de provas e a quebra de sigilo fiscal e telefônico dos envolvidos. Ela também afirmou que as investigações da Polícia Federal serão importantes para o desenvolvimento das atividades da comissão.

Investigação adiantada

A presidência da Comissão deverá ser do PT. O 1º vice-líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), disse que a investigação começará avançada em função dos dados já apurados pelo Ministério Público e Polícia Federal.

Para Fernando Ferro, preocupa o tempo para fazer essa investigação, num ano eleitoral. "No entanto, a partir do que foi apurado pelo Ministério Público e Polícia Federal, é possível que possamos economizar alguns passos para trazer os esclarecimentos para a sociedade", disse.

Já estão definidos quase todos os integrantes da CPI Mista dos Sanguessugas. Pelo Senado, os titulares já confirmados são os seguintes:

Bloco PSDB-PFL: senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), Demóstenes Torres (PFL-GO), Romeu Tuma (PFL-SP), Efraim Morais (PFL-PB) e Paulo Octávio (PFL-DF);

PMDB: senadores Amir Lando (RO), Gilvam Borges (AM), Valdir Raupp (RO) e Wellington Salgado (MG);

Bloco PT-PSB-PL: os senadores petistas Eduardo Suplicy (SP), Sibá Machado (AC) e Paulo Paim (RS);

PTB: senador Antonio João (MS);

PSOL: senadora Heloísa Helena (AL).

Representando a Câmara, os titulares já confirmados são os seguintes:

PT: deputados Antonio Carlos Biscaia (RJ), Nelson Pelegrino (BA), e Paulo Rubem Santiago (PE);

PMDB: deputados Albérico Filho (AL), Gastão Vieira (MA) e Lupércio Ramos (AM);

Bloco PFL-PRONA: deputados Betinho Rosado (RN) e José Carlos Aleluia (BA);

PSDB: deputados Carlos Sampaio (SP) e Luiz Carlos Hauly (PR);

PTB: deputado Arnaldo Faria de Sá (SP);

PSB: deputado Marcondes Gadelha (PB);

PDT: deputado João Fontes (SE);

PPS: deputado Raul Jungmann (PE);

PCdoB: deputada Vanessa Grazziotin (AM).

De Brasília,
Márcia Xavier e Iram Alfaia