Gil lamenta morte de Dino Carrera, conselheiro da CNIC

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, recebeu com pesar a notícia do falecimento de Dino Garcia Carrera, vice-presidente do Conselho Brasileiro de Dança e conselheiro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Carrera morreu n

“É uma grande perda para a dança brasileira”, destacou Gil. “Como conselheiro da CNIC, Dino sempre trabalhou com afinco em prol da cultura e levantou uma bandeira em defesa dos direitos trabalhistas dos profissionais da dança no país”.

Fazia quase dez anos que Carrera atuava na CENIC, representando o segmento de artes cênicas, ao lado de Dilmar Messias e Athanazildo Correa. Cubano naturalizado brasileiro, ele foi dançarino e coreógrafo profissional.

Nos últimos anos, atuou como vice-presidente do Conselho Brasileiro da Dança e diretor do Teatro Odylo Costa Filho, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde também foi professor.

Carreira participou, na quarta-feira (21), da 129ª reunião da CNIC. Foi nesse encontro que a comissão aprovou 453 projetos culturais para captarem recursos por meio do mecanismo de Incentivo Fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura — a Lei Rouanet.