Granma: UE é lacaia dos EUA

O jornal cubano "Granma" publicou um editorial hoje com o título "É muito pequeno o poder dos lacaios" em que afirma que a UE voltou a dar provas de sua "vergonhosa dupla moral em matéria de direitos humanos e de sua

O órgão oficial do Partido Comunista de Cuba informa que, na Declaração Final da Cúpula, "os Estados Unidos e seus parceiros europeus se colocam outra vez como juízes planetários e tentam dessa forma invadir a soberania de outros". "Mas a novidade desta cúpula é que essa velha política de subordinação e de dois pesos e duas medidas se tornou uma posição oficial e pública da UE", afirma.


"Foi a Cúpula de um só lado do Atlântico. A Europa cedeu covardemente em tudo. Por um lado ficaram com a subordinação e, por outro, com sua coincidência estratégica com os EUA na depredação dos bilhões de seres humanos que vivem nos países do Terceiro Mundo", diz o "Granma".


"No dia 21 de junho, a União Européia, pela primeira vez, aceita incluir em um documento conjunto com os Estados Unidos sua preocupação pela situação dos direitos humanos em Cuba, um novo, vergonhoso e cínico capítulo de submissão aos mandos de Washington", denunciou. A publicação também ressalta que a UE faz isso no momento em que o Governo Bush intensifica o bloqueio e as agressões contra Cuba, não descarta a opção militar e proclama abertamente que sua política para o país é a "mudança de regime".


"A UE deveria esclarecer se isto significa que o bloco decidiu se juntar ao Plano Bush contra Cuba e se agora, além de concordar com os objetivos, concorda também com os métodos fascistas aplicados pelos EUA. Desprezo é o que ambos merecem por parte de Cuba", destaca. O órgão oficial do PCC cita ainda as sanções diplomáticas adotadas pela UE em 2003. "A aliança da União Européia com Bush é patética. Não têm a autoridade moral nem a capacidade de ditar condições ou impôr decisões a Cuba. Nem o próprio império pode fazer isso. É muito pequeno o poder dos lacaios", conclui o editorial.


Da Redação        
Com agências.