TV Digital: Brasil terá padrão japonês, confirma Hélio Costa

O ministro das Comunicações Hélio Costa confirmou à Folha Online que Brasil já assinou o acordo com governo japonês que formaliza a implantação da TV digital no País.

O ministro das Comunicações Hélio Costa confirmou à Folha Online que Brasil já assinou o acordo com governo japonês que formaliza a implantação da TV digital no País.

O comunicado oficial da decisão deve ser feito pelo presidente Lula, na próxima quinta-feira (29/06), com a presença de ministro das Comunicações do Japão, que vem ao Brasil para a solenidade.

Fontes ligadas à decisão do padrão revelaram ao IDG Now! que o modelo japonês (ISDB) será adotado para o sistema de modulação da transmissão, com os demais aspectos da tecnologia sendo adaptados às necessidades locais pelas universidades brasileiras.

Essa mesma fonte confirma que a decisão sobre o padrão japonês está agora nas mãos do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi.

A notícia do final das negociações entre Brasil e Japão vazaram na tarde desta sexta-feira (23/06). O representante do padrão japonês de TV digital no Brasil, Yasutoshi Miyoshi, disse que os dois países haviam chegado a um acordo sobre o termo de compromisso a ser firmado entre ambos para implantação da TV digital no Brasil.

A decisão sobre o padrão de TV digital a ser adotado pelo Brasil vem se arrastando desde o início do ano, com forte pressão dos lobbies internacionais que defendem os padrões concorrentes do japonês  – o europeu (DVB) e o norte-americano (ATSC).
De acordo com a fonte ouvida pelo o IDG Now!, a discussão para a decisão final do padrão foi calorosa e se estendeu até às 5 horas da madrugada da última quarta-feira (21/06).

Fonte: IDG Now