PSOL homologa candidaturas de Heloísa Helena e Cesar Benjamin

No mesmo dia em que 3.500 pessoas são esperadas na convenção nacional do PT — para oficializar a candidatura à reeleição de Lula —, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) também realiza hoje (2

A convenção será realizada na cidade alagoana de União dos Palmares, onde se localizava o antigo Quilombo dos Palmares. Segundo informações da assessoria do PSOL, a região foi escolhida para lembrar a herança dos negros que lutavam contra a escravidão. O quilombo foi o principal centro de resistência dos negros fugidos da escravidão durante o período colonial. Para o partido, esse foi o primeiro território de oprimidos que lutavam pela liberdade.

As eleições de 2006 serão a primeira da história do PSOL, e os dirigentes do partido já mostraram dificuldades e vocação para o exclusivismo. Nas negociações para compor a chapa, seu principal aliado, o PSTU, reivindicava a candidatura a vice-presidência. As negativas enfáticas do PSOL quase inviabilizaram a coligação, que também conta com o PCB.

A coalizão desses pequenos partidos também se revela tímida na formulação de propostas comuns. Líder do PSOL, a senadora Heloísa Helena gastou praticamente seu último ano de mandato a esbravejar contra o governo Lula, afinando seu discurso com a retórica neoliberal da direita. Porém, assim como a candidatura Alckmin, Heloísa é um fiasco nas pesquisas de intenção de voto. Na projeção estimulada, o máximo que ela atinge é 8% da preferência do eleitorado.

Apesar do mau desempenho nas pesquisas, o PSOL espera reunir cerca de mil pessoas, entre parlamentares e militantes. De acordo com informações do partido, caravanas de vários estados foram organizadas para participar da convenção, principalmente do Nordeste. A previsão é de que, por volta das 11h30 deste sábado, parlamentares do partido façam uma saudação a militantes. Às 14 horas, deverá começar a votação. No restante da tarde, estão previstas atividades culturais afro-brasileiras.

Da Redação, com agências