PSOL oficializa chapa de Heloísa Helena com Cesar Benjamim

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou, neste sábado, a candidatura da senadora Heloísa Helena (AL) à presidência da República. Também foi aprovado o nome do economista carioca Cesar Benjamim como vice. Eleita senado

Em seu discurso, Heloísa Helena admitiu o óbvio: sua campanha deve enfrentar dificuldades. Mas afirmou que o partido não aceitará doação de empresários. "É uma questão de coerência com o que defendemos na reforma política, de que não tivesse financiamento de setores empresariais. Assim sendo, as nossas contribuições serão de pessoas físicas que se identificam com a nossa alternativa", disse em entrevista à imprensa.

Heloísa também declarou que a campanha será uma "alternativa concreta para o Brasil de desenvolvimento econômico com inclusão social". Como isso será feito, não se sabe. Sem dar nenhum argumento consistente, a senadora se disse esperançosa de que poderá chegar ao segundo turno da disputa eleitoral. "Estou abrindo mão de oito anos de segurança financeira e política de um mandato de senadora justamente porque acredito nas propostas concretas que estamos apresentando para o Brasil", afirmou.

As eleições de 2006 serão a primeira da história do PSOL, e os dirigentes do partido já mostraram dificuldades e vocação para o exclusivismo. Nas negociações para compor a chapa, seu principal aliado, o PSTU, reivindicava a candidatura a vice-presidência. As negativas enfáticas do PSOL quase inviabilizaram a coligação.

A coalizão desses pequenos partidos também se revela tímida na formulação de propostas comuns. Líder do PSOL, a senadora Heloísa Helena gastou praticamente seu último ano de mandato a esbravejar contra o governo Lula, afinando seu discurso com a retórica neoliberal da direita. Porém, assim como a candidatura Alckmin, Heloísa é um fiasco nas pesquisas de intenção de voto. Na projeção estimulada, o máximo que ela atinge é 8% da preferência do eleitorado.

O PSOL foi fundado no dia 6 de junho de 2004, por dissidentes do PT. A articulação para a criação do partido começou com uma crise na bancada petista, em 2003, por conta de discordâncias sobre da pauta de votações proposta pelo governo, em particular a reforma da Previdência. As divergências levaram à expulsão da senadora Heloísa Helena (AL) e dos deputados federais João Batista Babá (PA), João Fontes (SE) e Luciana Genro (RS) do PT, em dezembro de 2003.

O registro definitivo do partido foi obtido em setembro de 2005. No Congresso, o PSOL é representado por apenas sete deputados e uma senadora. A vaga no Senado é justamente de Heloísa Helena.

Da Redação,
com agências