Arqueólogos descobrem sarcófagos de 2.600 anos no Egito

Uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu dois sarcófagos de 2.600 anos nas proximidades das Três Pirâmides de Giza, na capital egípcia, informou hoje a agência egípcia de notícias "Mena".

A agência, que reúne fontes do Conselho Supremo de Antigüidades (CSA), explica que os dois ataúdes foram achados nas proximidades do túmulo de Tary, quase um quilômetro ao sul das Três Pirâmides de Giza.

Em um dos dois sarcófagos, que datam da dinastia faraônica XXVI, que reinou no Egito entre os anos 672 e 525 antes de Cristo, havia uma múmia, segundo declarou à Efe o arqueólogo Kamal Hussein, diretor do CSA para a meseta das pirâmides.

"Um dos sarcófagos, que mede dois metros de comprimento e 70 e 60 centímetros de largura e altura, respectivamente, se destaca por suas chamativas cores vermelha, azul e verde, e por escritos em alfabeto hieróglifo que representam os deuses Osiris e Ra", explicou, por sua vez, o chefe do CSA, Zahi Hawass, citado pela Mena.

Além disso, o ataúde, que também tem escritos sobre oferendas a divindades e títulos faraônicos, pertence a uma pessoa chamada Neb Rajtau.

O segundo féretro, que foi achado dentro do primeiro, tem forma humana e é ornamentado com gravuras vegetais pintadas em várias cores, informou Hawass, que acrescentou que junto a esse sarcófago foi achada uma vasilha de cerâmica em bom estado de conservação.