Datafolha e Vox Populi divulgarão pesquisas nesta semana

O instituto Datafolha registrou pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais no TSE e deverá divulgá-la nos próximos dias. O levantamento foi encomendado pela empresa Folha da Manhã e as entrevistas ser&at

De acordo com determinação da lei eleitoral, os institutos de pesquisa são obrigados a fazer o registro da sondagem de opinião no TSE no prazo de até cinco dias antes da divulgação dos resultados. A assessoria do TSE informou também que o levantamento do Datafolha será realizado na maioria dos Estados brasileiros, com exceção de Roraima e do Amapá.

A mais recente pesquisa "Datafolha", divulgada em 25 de maio, apontou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições já no primeiro turno, com 45% das intenções de voto, em um cenário sem candidato do PMDB. O candidato tucano Geraldo Alckmin viria em segundo lugar, com 22% das preferências A diferença entre os dois havia aumentado de 20 para 23 pontos porcentuais, em relação à pesquisa anterior, do dia 9 de abril. A senadora Heloísa Helena (PSOL) ficava com 7% das intenções.

No cenário em que Anthony Garotinho aparecia como o candidato do PMDB, Lula ficou com 43% das intenções de voto, e Alckmin, com 21%. Garotinho tinha 7% dos votos, e Heloísa Helena 6%. Com o ex-presidente Itamar Franco concorrendo pelo partido, Lula e Alckmin apareceram novamente com 43% e 21%, respectivamente, enquanto Heloísa Helena ficou com 7% e o peemedebista com 6% do total.

Já com o senador Pedro Simon (PMDB-RS) concorrendo, Lula teria 44%; Alckmin, 22%; e o peemedebista 2%, junto com o deputado federal Roberto Freire (PPS-PE), atrás de Heloísa Helena, que aparecia com 7% e o deputado Enéas (Prona-SP), com 3%.

Recentemente, Freire e Enéas informaram que desistiram de disputar a vaga no Palácio do Planalto. Já o PMDB não deve ter candidato à Presidência da República e disputar com candidato próprio somente nos Estados.

Em um eventual segundo turno, a mais recente pesquisa do "Datafolha" mostrou que Lula venceria Alckmin por 52% a 35% das intenções, uma diferença de 17 pontos porcentuais, contra os 15 pontos de vantagem verificados na pesquisa de abril.

Vox Populi

O instituto Vox Populi, de Belo Horizonte (MG), registrou hoje no TSE a realização de pesquisa eleitoral, de âmbito nacional, sobre intenções de votos para a presidência da República, nas eleições de outubro próximo. A pesquisa foi contratada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (ANTC).
O Vox Populi ouviu 2 mil pessoas de todos os estados e do Distrito Federal, com exceção de Roraima e Amapá, entre os dias 22 e 24 deste mês. A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo valor de R$ 90 mil.

A última pesquisa Vox Populi sobre a disputa presidencial foi divulgada no dia 2 de junho. A exemplo do Datafolha e do Ibope, a pesquisa Vox Populi também mostrou que, se as eleições fossem naquele período, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotaria seus adversários já no primeiro turno das eleições presidenciais de outubro.
Lula apareceu com 49% das intenções de voto. Já Geraldo Alckmin foi citado como o preferido para ocupar o cargo de presidente da república por 23% dos entrevistados. Neste cenário, que não contemplava a participação do PMDB, Heloísa Helena (PSOL) aparecia com 6%.
A comunicação da pesquisa ao TSE é determinada pelo artigo 33 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), que obriga as empresas a prestarem à Justiça Eleitoral todas as informações pertinentes a pesquisas de opinião pública, relativas ao pleito ou aos candidatos, até cinco dias antes da divulgação. A divulgação de pesquisa sem o prévio registro no TSE sujeita o responsável a multa variável entre 50 mil e 100 mil Ufir.
Da redação,
com informações das agências