Movimentos sociais vão às ruas para defender Projeto Brasil

Entidades do país inteiro mobilizam seus ativistas para divulgar e defender o Projeto Brasil, hoje (28/06), em diversos estados. As manifestações são promovidas pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), que re

O Projeto Brasil detalha uma ampla plataforma de reivindicações dos movimentos sociais para o presidente Lula, candidato à reeleição. Apresenta propostas pela defesa dos direitos da população, ampliação dos recursos para as áreas sociais, geração de emprego e renda, mais investimentos em saúde, educação, entre outras importantes bandeiras. A CMS aprovou o texto final do projeto em abril passado, no Recife, durante o 2º Fórum Social Brasileiro.

Com encontros e atos políticos, os eventos desta quarta-feira realçam a batalha das entidades por mais protagonismo na cena política. De início, caberá a apresentação dos principais eixos de luta do Projeto Brasil.

O primeiro-secretário de Finanças da CUT e coordenador da CMS, Antonio Carlos Spis, considera que o Projeto Brasil pode se tornar um pólo aglutinador das diversas forças políticas de esquerda no país. “A CMS cumpre esse papel de reunir as principais entidades nacionais e debater estratégias e ações comuns”, afirmou. “O Projeto Brasil será mais um importante elo entre essas entidades, que afinam seus discursos e propostas em torno de bandeiras comuns de reivindicação.”

Atividades
Em São Paulo, a concentração de manifestantes começa às 11 horas, na Praça Ramos de Azevedo. O auge da manifestação se dará às 13h30, durante ato político na Praça da Sé. O ato reunirá diversas lideranças, como o recém-eleito presidente nacional da CUT, Artur Henrique; Antonio Carlos Spis; João Paulo Rodrigues, do MST; Gustavo Petta, presidente da UNE; e Gegê, da Central de Movimentos Populares.

Em Curitiba (PR), a manifestação será marcada pela exigência da anulação do leilão da Vale do Rio Doce, além do lançamento do Projeto Brasil. A atividade acontece às 12 horas, na Boca Maldita, tradicional palco de manifestações políticas da capital paranaense.

As atividades em Florianópolis (SC) terão início às 14 horas, na Esquina Democrática (Rua Felipe Schmidt), com apresentações culturais, panfletagem e apresentação do Projeto Brasil. Às 16 horas, está prevista uma panfletagem no Terminal Urbano do Centro (Ticen).

Em Fortaleza (CE), a concentração acontece na Praça do Ferreira, às 16 horas. Goiânia (GO), por sua vez, marcou debate, das 8 às 10 horas,  para apresentação do Projeto Brasil à sociedade. O evento ocorre no auditório da CUT – Rua 70, 661, Centro.

Reforma urbana
Também nesta quarta-feira, ocorre a Jornada de Luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade. A manifestação será promovida por Conam (Confederação Nacional de Associações de Moradores), UNMP (União Nacional por Moradia Popular), MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia); FNRU (Fórum Nacional de Reforma Urbana), entre outras entidades.

A Jornada de Lutas tem três objetivos: 1) aumentar a visibilidade dos problemas urbanos no Brasil, pressionando o poder público a implementar políticas que garantam o direito à moradia e o direito à cidade; 2) lançar a campanha “Olho no Seu Voto”, voltada para as eleições de 2006, com propostas concretas para a política urbana do nosso país para os próximos quatro anos; e 3) fortalecer e participar ativamente da iniciativa da CMS  na construção Projeto Brasil.

Organização
Os atos da próxima quarta-feira foram deliberados em reunião da CMS que ocorreu na sede da CUT, em São Paulo, no dia 17 de maio. Também se definiu incentivar todos os estados a realizar manifestações localizadas.

Seu lema é “Direitos para o povo — o Brasil que queremos”. Desde 26 de maio, a CMS tem promovido reuniões semanais para organizar e divulgar a atividade.

Da Redação, com dados da CUT