PT e PMDB mineiros repudiam reunião de Aécio com prefeitos

O pré-candidato a governador Nilmário Miranda (PT) classificou de "antiética" a movimentação do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que articulou uma reunião com 136 prefeitos do PMDB em apoi

Enquanto o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) se reunia com prefeitos do PMDB do interior de Minas Gerais para conquistar apoio à sua candidatura ao governo do Estado, líderes do PMDB e PT participavam de um encontro na sede do diretório petista para discutir a aliança entre as legendas.

Na reunião entre peemedebistas e petistas, onde estavam também representantes de PCdoB, PTN, PMN e PRB, foi unânime o repúdio ao que as executivas chamaram de "manifestações autoritárias" do governador na abordagem dos prefeitos.

Nilmário Miranda, pré-candidato petista, declarou que Aécio "abusa de suas prerrogativas institucionais" ao interferir na vida interna dos partidos. "Ao fazer isto, ele enfraquece o sistema partidário e tenta desmoralizar as lideranças", completou.

Executiva do PMDB aprova aliança com PT

Ainda nesta terça-feira (27), a executiva  estadual do PMDB de Minas se reuniu em Belo Horizonte para discutir o futuro político do partido. Os 13 integrantes da executiva aprovaram a coligação com o candidato do PT.
 
O presidente estadual do PSDB, Nárcio Rodrigues, disse que ainda não descartou a possibilidade de uma parceria com o PMDB em Minas para apoio à candidatura do governador Aécio Neves à reeleição. Segundo ele, o partido vai esperar a posição definitiva da convenção do PMDB, que será realizada na próxima quinta-feira.

Ontem, 136 dos 142 prefeitos do PMDB de Minas Gerais entregaram um manifesto de apoio à reeleição do governador Aécio Neves. A iniciativa fez com que o líder do PMDB na Assembléia Legislativa, o deputado Adalclever Lopes, pedisse a expulsão do presidente da Associação Mineira de Municípios, prefeito de Mariana, Celso Cota, que presidiu a reunião.

Para Adalclever Lopes, Cota "vendeu" apoio ao PSDB. "Vamos pedir aos dirigentes do partido, através da executiva, a sua expulsão e a intervenção do diretório. Vamos mostrar em convenção que o PMDB não tem cabresto não tem dono", reclamou Adalclever.

Celso Cota defendeu-se afirmando que vai esperar posicionamento do seu partido sobre o pedido de Adalclever. "Vou esperar posicionamento do partido. Sou PMDB, me elegi pelo PMDB. Eu acredito que eu não desonro a sigla do PMDB", disse.

A cúpula peemedebista do Estado entregou na semana passada a Nilmário Miranda uma proposta oficial de aliança, na qual reivindica a vaga de candidato a vice-governador na chapa e a indicação do candidato a senador, além de acordo nas eleições proporcionais.