Alice Portugal quer CPI para investigar roubo de bens culturais

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) fez pronunciamento nesta quarta-feira (28), no plenário da Câmara, "para conclamar o Plenário desta Casa a votar no projeto de criação da CPI para investigar o roubo e o comércio il

"Foi o maior roubo até hoje ocorrido em relação a acervos históricos em nosso País. Ao todo, foram roubadas cerca de 5 mil fotografias, cartões-postais, coleções de revistas, mapas, gravuras e livros raros. Os ladrões passaram por sete portas trancadas a cadeado. Todas elas foram abertas, nenhuma arrombada", conta a deputada.

Para Alice Portugal, "a Câmara dos Deputados não pode continuar omissa em relação a essa tragédia que hoje assombra os museus brasileiros e todas as casas de arte deste País, por se tratar de pintores famosos, como Picasso e Monet, entre outros, e agora documentos". Ela lembrou que no ano passado foram roubados cinco mil volumes da Biblioteca Nacional.

O Arquivo Geral, criado em 1567, possui um dos principais acervos históricos do Brasil. Os ladrões levaram do depósito de iconografia 1000 fotografias de Augusto Malta, datadas de 1906; 87 gravuras de Debret, inclusive gravuras acerca do período da escravidão; 146 estudos (anos 40 e 50) do pintor Lucílio de Albuquerque; 12.000 cartões postais e 19 álbuns da coleção do ex-prefeito Pereira Passos (anos 30).

De Brasília

Márcia Xavier