CPI dos Sanguessugas aprova quebra de sigilos

Por unanimidade, a CPI dos Sanguessugas aprovou nesta quarta-feira (28) a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico nos últimos cinco anos das empresas Planam e Santa Maria Comércio que venderam ambulâncias superfaturadas a

O requerimento original, de autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi desmembrado para que houvesse a votação individual da quebra de sigilos, conforme sugere o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na avaliação da deputada Vanessa, os trabalhos da comissão vão ganhar celeridade com as decisões dessa primeira reunião. "Há muita coisa já investigada. Precisamos dominar essa realidade para podermos avançar nas investigações", disse a parlamentar.

Também foi aprovado a quebra dos sigilos da ex-funcionária do Ministério da Saúde, Maria da Penha Lino e dos proprietário da Planam: Darci José Vedoin, Alessandra Trevisan Vedoin e Cléia Maria Trevissam Vedoin. Em momento oportuno, eles serão convocados para depor na comissão.

Serão convidados a prestar esclarecimento sobre as investigações o procurador-regional da República em Mato Grosso, Mário Lúcio Avelar e do delegado da Polícia Federal (PF), Tardelli Boaventura, que comanda as atuais investigações.

Os parlamentares aprovaram outros requerimentos solicitando cópias de documentos relativos a licitação e investigação da Polícia Federal (PF), Ministério da Saúde, Controladoria-Geral da União, Procuradoria-Geral da República e Tribunal de Contas da União (TCU). Eles também pediram toda a documentação sobre o caso que se encontra na Corregedoria-Geral da Câmara dos Deputados.

De Brasília

Iram Alfaia