Petrobras passa a integrar comitê da ONU

Primeira e única empresa da América Latina a integrar o Comitê do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), a Petrobras participou nesta quarta-feira (28), em Nova Iorque, de reunião do

A Petrobras participou hoje, dia 28 de junho, em Nova Iorque, da primeira reunião do Comitê do Pacto Global das Nações Unidas, sob a coordenação de Kofi Annan, secretário-geral da ONU. Única empresa da América Latina a integrar o Comitê, a Petrobras foi representada por seu presidente, José Sérgio Gabrielli de Azevedo.
 
A Petrobras foi escolhida em função de iniciativas comprometidas com a responsabilidade social, em que se destacam o relacionamento ético e transparente nas ações de preservação ambiental e o respeito aos direitos humanos e às condições de trabalho.
 
O Pacto Global reúne empresas de todo o mundo, comprometidas com os nove princípios relativos a direitos humanos, condições de trabalho e meio ambiente. Composto de 25 membros, o Comitê do Pacto Global tem representantes de empresas, associações empresariais e de trabalhadores e outras organizações da sociedade civil.
 
A Petrobras aderiu voluntariamente, em 2003, ao Pacto Global das Nações Unidas. Sua eleição como membro do Comitê deve-se à comprovação da aplicação dos princípios do Pacto às suas diversas atividades. Somente em 2005 a Petrobras destinou R$ 518 milhões a projetos de responsabilidade social e ambiental.
 
A seguir estão alguns dos projetos e ações que demonstram o compromisso da Companhia com os princípios do Pacto Global.
  
Direitos Humanos 

  • Programa Petrobras Fome Zero dentro de 5 linhas de ação (Educação e qualificação profissional de jovens e adultos, geração de emprego e renda, garantia dos direitos da criança e do adolescente, empreendimentos sociais, voluntariado corporativo) investiu em setembro e agosto de 2005 mais de R$ 191 milhões e atendeu diretamente a 1.058.000 pessoas.
  • Mova-Brasil – É uma das mais expressivas ações da Petrobras na área da educação. Criado em agosto de 2003, o projeto alfabetizou, em 2005, 13.250 jovens e adultos que não tiveram acesso à escola regular na infância.
  • Respeito aos direitos humanos em todas as atividades da Companhia, que oferece cursos e treinamentos aos empregados.
Trabalho

  • Diálogo permanente com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e com os 17 sindicatos dos trabalhadores. Nos últimos três anos, a Companhia não enfrentou greve.
  • Não há discriminação de raça, gênero, idade, religião ou orientação sexual na Petrobras. A igualdade, com respeito às diferenças, é praticada desde a admissão em concursos públicos.
Meio Ambiente

  • Implantação de nove Centros de Defesa Ambiental no País e de Sistema de Comunicação de Crise.
  • Controle dos impactos das operações por meio do Sistema de Gestão de Emissões Atmosféricas, do Sistema Corporativo de Gestão de Resíduos e Áreas Impactadas e do Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência.
  • Redução do consumo de petróleo, gás natural e derivados em suas operações.
  • Contribuição para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Em 2005, a redução foi equivalente a 2,7 mil barris de petróleo por dia.
  • Volume de vazamentos com tendência de queda em 2005, ficando em 269 m3, contra 530 m3 verificados em 2004. Este foi o segundo melhor resultado em seis anos.
  • A Companhia não tem registro de mananciais afetados significativamente pela captação de água para suas operações ou pelo lançamento de resíduos líquidos. Em 2005, sete unidades concluíram estudos com vistas a obras para a reutilização da água.
  • O Programa Petrobras Ambiental, que tem como tema "Água: corpos d'água doce e mar, incluindo sua biodiversidade", investiu R$ 40 milhões em 2004/2005 e deverá investir R$ 48 milhões em 2006.
  • Em 2005 foi iniciada a comercialização do Diesel S500, com 75% menos enxofre, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas grandes áreas urbanas do Brasil.
  • A gasolina Podium, também com menos enxofre, teve a produção ampliada.
  • Desenvolvimento de projetos para a construção de unidades-piloto e de unidades em escala comercial de energia eólica.
 Transparência 

  • Códigos de Ética, de Boas Práticas, de Conduta Concorrencial e de Conduta da Alta Administração Federal.
  •  Combate a qualquer forma de corrupção e uso indevido de informação privilegiada, seguindo as regras da Comissão de Valores Mobiliários.
  • Política de combate à corrupção da Petrobras, abrangendo os fornecedores e toda a força de trabalho da Companhia.
  • Atuação da Ouvidoria Geral como importante instrumento para transparência com os diversos públicos. As opiniões, sugestões, críticas, reclamações e denúncias recebidas são apuradas, e são adotadas as devidas providências.
  • Publicação anual do Balanço Social que tem como objetivo prestar contas das ações sociais e ambientais para sociedade.  
Gestão de fornecedores
 
A Petrobras desenvolve diversas iniciativas voltadas ao relacionamento ético e transparente com seus fornecedores, além de estimular seu desenvolvimento, responsabilidade social e sustentabilidade. Entre elas destacam-se: 

  • Programa de Gestão de Fornecedores (PROGEFE) – Instituído em 2003 na área de Engenharia, é um instrumento de avaliação das empresas contratadas obedecendo a critérios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) e de Responsabilidade Social e Ambiental, que compõem o processo de qualificação para ingresso no cadastro de fornecedores.
  • Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP) – Desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia, com forte participação da Petrobras, busca maximizar a participação da indústria brasileira de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no exterior. Uma das iniciativas desenvolvidas é o Plano de Qualificação Profissional, para capacitação de 70 mil profissionais até o final de 2007. Para o Plano, a Petrobras conta com investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões para 2006 e 2007.
  • Convênio Petrobras/Sebrae – Busca promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva do petróleo e gás. O público-alvo representa 99% das empresas formais no Brasil, responsável por 26% da massa salarial e 57% dos empregos formais. Já foram desenvolvidos 14 projetos, com investimentos da ordem de R$ 28,7 milhões, em 12 estados brasileiros exploradores, produtores e/ou refinadores de petróleo e gás.