PSC desiste de ter candidato próprio, contrariando Garotinho

Parte do PSC estava disposta a ceder espaço a Garotinho no programa eleitoral para que ele criticasse o governo Lula. Masa articulação não deu certo e o PSC não terá candidato nem apoiará ninguém na disputa presid

Reunido em Brasília na tarde desta quarta-feira, o PSC desistiu de lançar candidatura própria à Presidência da República. Aliados do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) ainda tentaram defender a tese de que a candidatura do ex-secretário de Administração Rogério Vargas e o espaço no horário eleitoral gratuito nacional evitariam os riscos de o partido não conseguir ultrapassar a cláusula de barreira, que exige um mínimo de 5% dos votos nacionais para a Câmara para ter direito ao Fundo Partidário e a participação em comissões.

Mas venceu a tese defendida pelos representantes do partido em Tocantins, Pará e Sergipe: de que o importante é garantir as alianças regionais proporcionais. Parte do PSC estava disposta a ceder espaço a Garotinho no programa eleitoral para que ele criticasse o governo Lula.

Com a desistência do PSC, a disputa pela sucessão presidencial fica com sete candidatos: o presidente Lula, que tenta a reeleição; o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); a senadora Heloisa Helena (PSol); o senador Cristovam Buarque (PDT), o ex-deputado José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Pimenta (PCO). Com este quadro, aumentam as chances de Lula ser reeleito no primeiro turno, já que entre seus concorrentes, só Alckmin e Heloisa Helena têm condições alcançar mais de 5% dos votos válidos. Para a eleição se resolver no primeiro turno, basta o primeiro colocado ter metade mais um dos votos válidos.

Fonte: Globo Online