UNE anuncia Rio como sede de sua 5ª Bienal de Arte e Cultura

Cidade será sede do maior evento cultural da juventude brasileira, após bater Florianópolis (SC), Boa Vista (RR) e Fortaleza (CE).

Pela primeira vez, após quatro edições, a Bienal de Arte e Cultura da UNE — o maior festival artístico da juventude realizado no Brasil — escolheu sua sede por meio de uma seleção pública, da qual o Rio de Janeiro se saiu vencedor. A proposta partiu da própria organização do evento. Também estavam na disputa Florianópolis (SC), Boa Vista (RR) e Fortaleza (CE).

O nome da cidade-sede foi anunciado durante a reunião de diretoria da UNE, realizada em Brasília, nos dias 20 e 21 de junho. O diretor de Cultura da entidade, Gustavo Viana, e o coordenador nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Tiago Alves, tornaram pública a escolha do Rio.

Após o anúncio, Gustavo concedeu breve entrevista ao portal “EstudanteNet”. Confira.

Agora que a cidade sede esta definida, quais são os próximos passos?
Após uma seleção pública, a definição da cidade-sede foi um passo importante no processo de construção da 5° Bienal. Uma vez definido o local e o tema — que ainda está em discussão —, o próximo passo é formar as coordenações para dar início aos trabalhos. As coordenações Geral, de Estrutura, de Programação, de Comunicação, entre outras, serão formadas nos próximos dias. O Regulamento da Bienal chegará em breve nas universidades. E o lançamento da Bienal está programado para o dia 11 de agosto. A partir daí, inicia-se o processo de inscrição. Além disso, os Estados devem se preparar, desenvolvendo etapas regionais do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Faremos tudo isso com antecedência para garantir que essa bienal seja a maior da história da UNE.

A 5ª Bienal marca dois momentos centrais para o movimento estudantil: a consolidação dos Cucas e a comemoração dos 70 anos da UNE. O que os estudantes podem esperar?
Atualmente, um dos principais projetos da UNE é a construção de um circuito nacional de cultura e arte que leva o nome de Cuca. Formado na 2ª Bienal da UNE, a idéia é criar caminhos para que produções culturais universitárias não fiquem restritas apenas a uma universidade ou estado, mas circulem livremente pelos Cucas de todo o país, constituindo-se numa alternativa aos espaços culturais já existentes, geralmente fechados à participação dos jovens artistas.

Hoje, os Cucas já ganharam corpo, e a rede está formada em dez Estados, com cada centro desenvolvendo atividades próprias e autogestionadas, com apoio do Ministério da Cultura, por meio do programa Pontos de Cultura. A 5ª Bienal vem para marcar a consolidação e integração de todos os Cucas espalhados pelo país. É o momento de refletirmos sobre em que pé está a situação de cada local, o que estão desenvolvendo, como está o contato com a comunidade e outros assuntos que vamos passar a limpo.

Mas a 5° Bienal de Arte e Cultura da UNE, além de ser um espaço privilegiado de discussão acerca da arte e cultura, será também um grande encontro com a nossa história, dando início às comemorações dos 70 anos da UNE. A história da nossa entidade começou em 1937. Em todos estes anos, a entidade participou e impulsionou os principais acontecimentos políticos da história do país. Foi precursora também de importantes movimentos culturais, como o Centro Popular de Cultura (CPC) nos anos 60. Vamos organizar diversas atividades e ações para marcar esta data.