Brasil apresenta Plano de Águas no Parlamento Europeu

O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, apresentou nesta quarta-feira (28), durante a Jornada de Água e Cooperação na América Latina, o Plano Nacional de Recursos Hídricos

O encontro foi realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), com o objetivo de estabelecer um marco comum de cooperação entre os países europeus e a América Latina para o desenvolvimento de políticas de água.

Segundo o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Carlos Fernandez, apenas 14 países avançaram na gestão de águas e o Brasil foi o único da América Latina e o primeiro do sul do continente a concluir seu planejamento estratégico de gestão de águas dentro do prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, Brasil, Honduras, Bolívia e Panamá também apresentaram propostas para que o tema água seja priorizado na cooperação entre a Comissão Européia e a América Latina.

Compromisso com o futuro

Para o deputado Luciano Zica (PT-SP), o fato de o Brasil ser o primeiro país a cumprir a Agenda 21, que é a elaboração de planos nacionais de recursos hídricos por diferentes países, demonstra a preocupação do governo Lula com as futuras gerações.

"O Brasil detém 12% da água potável do mundo e agora tomou consciência da importância de preservá-la", afirmou. Para ele, a opção clara do presidente Lula de compromisso com o futuro e o fato de a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atuar junto a ele, têm proporcionado pôr em prática essas políticas de recursos hídricos.

Fonte: Inforel/Informes PT