Vox Populi: Lula 45%, Alckmin 32%, diferença diminui

Pesquisa Vox Populi a ser divulgada hoje (30) na revista Carta Capital mostra o presidente Lula (PT-PCdoB-PRB) com 45% das intenções de voto e Geraldo Alckmin (PSDB-PFL) com 32%. Lula caiu 4 pontos e Alckmin subiu 9 em relaç&

Os números do Vox Populi se assemalham aos da pesquisa Datafolha, publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo (clique em http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=4556 para ver). Lula mantém a tendência a vencer no primeiro turno, com uma vantagem de 13 pontos sobre Alckmin. Mas a distância se reduz pela metade em relação à sondagem anterior do instituto. A vantagem em um eventual segundo turno também foi reduzida – de 19 para 8 pontos porcentuais.

Na esponânea, 35% a 17%

Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado declara sua intenção de voto sem que sejam apresentados a ele candidatos, o presidente manteve o índice anterior: 35%. Já Alckmin subiu 5 pontos, de 12% para 17%.

O Vox Populi foi contratado pela Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística, para publicação na Carta Capital. A pesquisa envolveu 2 mil entrevistas, entre os dias 22 e 24 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral na segunda-feira. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

Recuperação era esperada

A recuperação de Alckmin era esperada. Em junho o candidato tucano teve forte exposição nos programas partidários do PSDB em rede de rádio e TV.  O partido apresentou 20 minutos de programa partidário em cadeia nacional. Outro fator, tido como ainda mais importante, foram as pequenas inserções nacionais tucanas, que somaram 25 minutos.

O PFL, coligado a Alckmin, exibiu programas com mais 11 minutos em cadeia nacional e 20 minutos em inserções nos Estados. Coube a ele fazer os ataques mais agressivos ao governo Lula, enquanto Alckmin se preservava.

Com agências