PT e PCdoB se unem na disputa pelo governo do DF

A esquerda do Distrito Federal decidiu se unir. No último dia estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a formação de coligações, PT e PCdoB resolveram sair juntos nas eleições de outubro. A deputad

Após intensos dias de negociação, o cenário definitivo da esquerda para as eleições deste ano foi definido na noite desta sexta-feira, 30 de junho. O deputado federal Agnelo Queiroz abriu mão de disputar o governo do Distrito Federal e vai concorrer a uma vaga no Senado. "Considero minha decisão um gesto de desprendimento. Sem união, o conservadorismo venceria mais uma vez", afirmou Agnelo.

A nova chapa apoiada pelo PCdoB traz a deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF) como candidata ao Buriti, tendo como vice Gastão Ramos do PV. Já Agnelo terá como primeiro suplente o vice-presidente regional do PCdoB, Messias de Souza, e como segundo, Ricardo Attuch (PSB).

Mais quatro partidos se somam ao PT e PCdoB na coligação: PSB, PV, PRTB e PTN "Lutamos até o fim pela unidade da esquerda. O PCdoB está na chapa majoritária e isso é importante para nós. Abrimos mão da candidatura de Agnelo pelo fortalecimento das eleições.

Agora temos uma chapa de centro-esquerda unida e a direita está dividida – este é o quadro político eleitoral do DF hoje," afirmou o presidente regional do PCdoB, Apolinário Rebelo.

Neste sábado, 1º de julho, o PCdoB, juntamente com os demais partidos e candidatos, realizam coletiva de imprensa, no Hotel Nacional, às 10h.

Proporcionais
As chapas proporcionais do PCdoB, homologadas na Convenção Regional, permanecem inalteradas. Fredo Ebling concorre à vaga na Câmara dos Deputados e o PCdoB sai com nove candidatos à Câmara Distrital: Lene Santiago, Cícero Sobrinho, João Dias, Cilon, Moisés Leme, Ismael, Zé Antônio, Ailton e Apolinário Rebelo.
 
Fonte:
www.apolinariorebelo.com.br