Revolução Cubana é tema de exposição fotográfica no Brasil

O Senac Lapa Scipião, em São Paulo, abrigará, a partir do dia 14/7, 69 imagens da Revolução Cubana feitas pelos mais importantes fotógrafos do período. A exposição "A Épica Revolucionária Cubana" re

A denominação "Épica", segundo a produtora executiva da exposição, Fernanda Cerávolo, foi cunhada pela fotógrafa Maria Eugenia Haya, conhecida como Marucha. A fundadora da Fototeca de Cuba, em Havana, reuniu imagens do início da Revolução para um ensaio escrito nos anos 70.

Hoje, a expressão é utilizada para agrupar o trabalho dos fotógrafos que cobriram o levante de Fidel Castro contra Fulgencio Batista e o período imediatamente posterior, até o fim da década de 60. Geralmente, considera-se o ano de 1959 como início da fotografia épica, uma vez que, nos anos anteriores, os guerrilheiros combatiam na Sierra Maestra, sem a companhia de fotógrafos.

Além de registrar as movimentações populares, a Épica Cubana também tem farto material sobre líderes revolucionários como Fidel e Raúl Castro e Camilo Cienfuegos. A célebre imagem de Che Guevara por Alberto Korda, que adorna camisetas e pôsteres em todo o mundo, é o mais famoso registro do movimento fotográfico e também estará na exposição.

A mostra que virá ao Brasil é curada pelo fotógrafo cubano Nelson Ramírez de Arellano, que escolheu as imagens do acervo da Fototeca de Cuba. Além de Korda, Corrales e Osvaldo Salas, também terão obras expostas os fotógrafos Roberto Salas, Ernesto Fernández, Liborio Noval e Perfecto Romero.
Palestra com fotógrafo

No dia 14, paralelamente à exposição, haverá uma palestra com o fotógrafo Roberto Salas, um dos expoentes da Épica, sobre o movimento fotográfico. Também falarão Lourdes Socarrás , atual diretora da Fototeca de Cuba e co-curadora da exposição, e João Kulcsár, curador e professor do Senac.

Na vinda ao Brasil, Socarrás também selecionará portfólios de fotógrafos brasileiros para uma mostra em Cuba, marcada para acontecer em 2007.

Interessados em enviar material para a mostra ou em se inscrever para a palestra podem obter mais informações com o Instituto de Mídia e Artes, em São Paulo (www.institutomidiaeartes.com.br/epicacubana).

Fonte: Terra Magazine