Contra leilão, Guarulhos lança campanha “A Vale é do Brasil!”

Mais de 70 lideranças sindicais, estudantis, comunitárias e partidárias lançaram oficialmente, na sexta-feira (30), em Guarulhos, o Comitê em defesa da anulação do leilão de privatização da Comp

Coordenado por Nilton de Martins, secretário-geral do Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo, o ato destacou a determinação dos guarulhenses de se somarem à mobilização nacional pela manutenção da decisão judicial que revê a privatização da Vale, reivindicando do governo Lula “que a União deixe o pólo passivo no processo e vá para o pólo ativo, passando de acusada a acusadora”.

“O governo Lula tem a legitimidade do mandato de 53 milhões de brasileiros e brasileiras para anular o leilão de privatização”, sublinha o abaixo-assinado, que também começa a ser coletado na cidade. Representando a direção nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), o petroleiro Antonio Carlos Spis frisou “a importância da pressão popular em defesa do patrimônio público, garantindo que haja uma auditoria em todo processo de privatização, que configurou-se como crime de lesa pátria”.

“A Vale representou uma doação vergonhosa do desgoverno Fernando Henrique, amparada na desinformação, manipulação e mentiras da grande mídia. Precisamos fazer com que esses Comitês se espalhem pelo Brasil e se transformem em caixas de ressonância para que possamos retomar o que é nosso”, enfatizou Spis. “Devemos trazer este debate para a sociedade, para que o povo seja o interlocutor das mudanças.”

O presidente da União Guarulhense dos Estudantes Secundaristas (UGES), Fábio Garcia, lembrou que a amplitude e a representatividade do evento e das forças políticas reflete a disposição da sociedade brasileira de defender a sua soberania. “Nos unimos para afirmar um projeto de país, revertendo o processo predatório neoliberal e as privatizações deixadas como herança maldita por FHC”, declarou. “Há dois projetos em jogo: um que tem como carro-chefe o FMI e que põe o país de joelhos diante do grande capital financeiro; e outro que é um projeto nacional de desenvolvimento, representado pelo Projeto Brasil defendido pela CMS.”

Lembrando “o exemplo boliviano, que nacionalizou recentemente suas reservas de petróleo e gás”, Marcos Sokol, da executiva nacional do PT, disse que tais medidas representam um acúmulo na consciência coletiva para “o fortalecimento da soberania dos povos do continente”. Segundo Sokol, é importante afirmar com todas as letras que a hoje maior empresa privada do país é resultado “de um roubo ao patrimônio do povo brasileiro, o produto de uma negociata”.

“Consideramos portanto esta iniciativa de fundar o Comitê em Guarulhos muito justa, pois coloca não só a vontade, mas a disposição de defender uma medida que corresponde aos interesses nacionais”, acrescentou. Já presidente do PDT de Guarulhos, Ivan Ribeiro, ressaltou que “a gama diversificada de lideranças e linhas políticas partidárias presentes ao evento reflete o empenho comum na luta pela soberania nacional, no qual a retomada da Vale é uma prioridade”. Ribeiro denunciou a ação entreguista da mídia que “tem um discurso que emprenha a população pela orelha”.

Também se fizeram presentes ao ato, realizado na sede da OAB, dirigentes dos Sindicatos de Jornalistas, Ferroviários, Professores, lideranças da Unegro, UJS e Juventude do PT.