Com 80% dos votos apurados, Obrador mantém-se à frente

Com 80 por cento da recontagem dos votos concluída na noite de quarta-feira, o candidato progressista Andres Manuel Lopez Obrador mantém-se à frente do direitista Felipe Calderón com 2 pontos percentuais.

Germán Martínez, representante do direitista PAN no Instituto Federal Eleitoral (IFE), atribuiu a vantagem de três pontos percentuais de López Obrador ao fato de que "a apuração tenha sido encerrada primeiro nos distritos eleitorais onde houve vitória do progressista PRD. O coordenador da campanha de López Obrador, Jesús Ortega, disse, por sua parte, que a apuração tem de ser "voto a voto". O representante do PRD denunciou uma série de irregularidades ocorridas em diferentes mesas eleitorais.

O IFE admitiu que deixou de contabilizar 2,58 milhões de votos que foram separados devido a existência de inconsistências nas atas.Manifestantes permanecem concentrados em frente à sede do IFE para exigir transparência na apuração. A manifestação foi convocada pelos "Universitários pela Democracia", um grupo de coletivos estudantis da Universidade Nacional Autônoma do México.

Com agências