Coréia do Norte lança mísseis de teste e ocidente reage com irritação

A República Popular Democrática da Coréia (RPDC) lançou nesta quarta-feira pelo menos sete mísseis, um deles de alcance intercontinental, como parte do programa de testes de armas que Pyongyang vem conduzindo nos últimos meses.

A agências de notícias internacionais disseram que um deles, o míssil de longo alcance Taepodong-2, falhou 35 segundos após ser disparado, citando como fonte um funcionário anônimo do Departamento de Estado dos EUA.

Segundo a fonte, a Coréia do Norte também testou outros três mísseis menores. Os três foram disparados de um local diferente do T-2, vigiado pelo serviço de inteligência dos EUA havia semanas. O primeiro teste ocorreu aproximadamente às 3h30 (15h30 de hoje em Brasília) e o segundo, pouco depois das 4 horas.

Em Tóquio, a agência de notícias Kyodo News, citando uma fonte do governo japonês, disse que a RPDC (Coréia do Norte) disparou o terceiro míssil aproximadamente às 5h, horário local (17h de Brasília, na terça-feira). Anteriormente, a rede pública de televisão japonesa RHK já havia reportado o lançamento de dois míssies por parte de Pyongyang.

Um míssil balístico Rodong foi disparado pela RPDC às 3h32 (15h32, hora de Brasília). Sua ogiva caiu no Mar do Japão seis minutos depois do lançamento, segundo reportou a NHK. Um segundo míssil teria sido disparado 15 minutos depois.

Tanto Estados Unidos quanto Japão se pronunciaram contra o lançamento dos mísseis, acusando a RPDC de agir de modo "irresponsável e provocativo". Os testes de mísseis foram suspensos unilateralmente por Pyongyang em 1999, após o governo dos Estados Unidos ter recuado e aceitado negociar com o país

Na segunda-feira, Pyongyang afirmou que responderia com um ataque nuclear caso os Estados Unidos atacassem suas instalações nucleares. O governo americano tergiversou sobre as ameaça que vem fazendo à RPDC, alegando que o ataque era "profundamente hipotético" e insistiu que Pyongyang aceitassem retornar às negociações multilaterais a respeito de suas atividades nucleares. As negociações envolvendo seis países foram paralisadas em 2005, devido às pressões que os EUA exerceram sobre a RPDC, fechando contas bancárias de seis empresas coreanas.

A RPDC aceitou a proposta do Japão de uma moratória dos testes de mísseis em 2002 e esta moratória foi reafirmada em 2004. O último teste de míssil de longo alcance da Coréia do Norte ocorreu em 1998, quando lançou o Taepodong-1, sobre o norte do Japão.