Lula faz suspense sobre participar de debates pela TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “não sabe” se participará de debates com outros candidatos pela TV, na campanha presidencial onde concorre à reeleição pelo PT-PCdoB-PRB. Mas  adiantou que &ldqu

Indagado por um jornalista, Lula preferiu não se comprometer. "Não sei querido. Primeiro tem que ouvir as propostas", disse o presidente em Caracas, onde se encontrava para participar do ingresso formal da Venezuela ao Mercosul, na noite desta terça-feira (4),

“Não sei. Primeiro tem que ouvir as propostas. Eu não tenho problema com debate, aliás gosto muito de debate. Mas vamos ver quais são as regras, quais são as disposições. É cedo ainda para a gente ver isso porque temos aí um mês inteiro pela frente”, disse ainda o presidente.

Dois comportamentos, Lula e FHC

Lula participou de debates em todas as quatro vezes em que disputou a presidência. Em 2002, quando se elegeu, apesar de figurar em primeiro lugar nas pesquisas confrontou-se com seus concorrentes por duas vezes no primeiro turno, e com José Serra (PSDB) no segundo turno.
Já o seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, teve o comportamento oposto. Das duas vezes em que se elegeu presidente, em 1994 e 1998, FHC foi o único presidenciável que não participou de nenhum debate. É comum que o candidato melhor situado em uma disputa eleitoral majoritária evite se expor em debates, para não abrir brechas para que um imprevisto coloque em risco o seu favoritismo. Outro argumento recorrente é que o melhor situado nas pesquisas sempre atrai o ataque concentrado dos demais candidatos.

Com agências