OMC analisa decisão do Brasil sobre pneus usados

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa em Genebra, na Suíça, da abertura do painel arbitral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O painel foi solicitado pela Comunidade Européia (CE), no âm

Esta é a primeira reunião sobre o assunto e vai até sexta-feira. A delegação brasileira que defenderá a posição do país em Genebra é composta por representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Meio Ambiente e da Casa Civil. Marina defendeu a proibição do Brasil de importar pneus recauchutados, alegando sua difícil destruição e aumento dos riscos de dengue e febre amarela.

A União Européia (UE) pediu um inquérito sobre a proibição das importações de pneus recauchutados, em que a UE considera uma discriminação e uma violação das regras comerciais. "Esse é um problema ambiental muito sério", disse Marina, alertando que os pneus velhos acumulados, difíceis de serem destruídos sem emitir toxinas prejudiciais à saúde, juntam água que pode servir à proliferação de mosquitos transmissores de doenças. O painel da OMC terá uma segunda audiência sobre os pneus recauchutados no começo de setembro, e se espera que seja divulgado um relatório preliminar sobre o assunto em outubro ou novembro. O relatório público final é aguardado para janeiro de 2007.

 

Com agências