Mercadante se compromete a acabar com a Febem

Em seu primeiro dia de campanha oficial, o candidato ao governo do Estado pelo PT, senador Aloizio Mercadante, prometeu acabar com a Febem, acirrou as críticas à aliança PSDB-PFL tentando trazer seu principal adversário, o ex-prefeito Jos&ea

"Não existe meio apoio. Apoio é integral e o meu para o Aloísio Mercadante", anunciou o mais novo cabo eleitoral do candidato petista. "Hoje estou aqui para falar de política", complementou Luxemburgo. 

O senador fez notar que todos os Estados do Brasil já acabaram com a Febem. "O último reduto é São Paulo. Inclusive, mantendo o nome que é do tempo do regime militar." Mercadante comentou ainda que nenhuma cidade quer receber unidades da Febem porque a instituição virou "reduto de facções criminosas". A alternativa proposta por ele é criar uma nova instituição, que deverá receber os jovens primários.

Mercadante também lançou provocações ao rival, lembrando que Serra deixou a Prefeitura de São Paulo, mesmo com a promessa escrita de que cumpriria todo o mandato e insinuando que o ex-prefeito ainda não aceitou o fato de ter sido preterido pelo PSDB na disputa presidencial.

Crítica ao fracasso na segurança

"Espero que meu adversário (Serra) pare de disputar com o Alckmin a condição de candidato a presidente", provocou o senador ao ser perguntado sobre o que mudaria com a liberação da campanha. "Ele não discute São Paulo", prosseguiu. "O partido dele não quer ele para presidente, mas ele continua insistindo. Ele anda muito nervoso; precisa se acalmar e debater São Paulo".

Mercadante deu mostras de que vai usar, exaustivamente, a crise de segurança provocada pelo PCC, em maio, para atingir o PSDB e usar a gestão do presidente Lula para alavancar seu nome.

"A segurança pública no Estado está uma calamidade. Representa os 12 anos de tremendo fracasso do PSDB e PFL, em São Paulo", discursou, na Praça Mauá, no centro histórico de Santos. O senador escolheu a cidade para iniciar sua campanha por ter nascido lá e por ser torcedor do Santos.

"Sei que há forças conservadoras do PSDB que vão estremecer com o que eu vou dizer agora", continuou o senador. "Nós vamos acabar com a Febem, sim. Todos os outros Estados acabaram e nós vamos acabar também", prometeu.

Cercado por deputados e militantes locais, elogiou os programas de Lula, em especial os benefícios federais trazidos para Santos, como a Unifesp e a instalação da unidade de gás da Petrobrás na Baixada Santista.

Um grupo de cerca de 200 pessoas acompanhou uma breve caminhada de Mercadante pelo centro. Com bandeiras, camisetas e bonés do PT, viam passivamente o senador abordar lojistas e pedestres.