Seminário debate influência das religiões no combate à Aids

Os reflexos que as diferentes religiões brasileiras trazem ao campo da saúde, em especial no combate ao vírus HIV e à Aids, é tema do Seminário Aids e Religião, evento realizado nesta quinta (6) e sexta-feira (7), em Brasí

O representante do Ministério da Educação (MEC), Francisco Potiguara, considera importantíssimo o diálogo com os diversos matizes religiosos do país e acredita que ele deve ser feito na perspectiva de construir uma aproximação com a ciência, quebrando resistências e buscando consensos, para a consolidação de estratégias qualificadas de combate à pandemia".
 

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) é parceira do Ministério da Saúde na prevenção ao HIV através do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. "É neste trabalho que o MEC tem sentido a necessidade de promover articulações com representantes religiosos", afirma Potiguara.

As mesas-redondas têm os temas: educação – promoção à saúde; prevenção e cuidado ao HIV e Aids; construção do campo de prática a partir da experiência religiosa; ethos e práxis religiosa e sua influência nas políticas públicas de DST e Aids; e bioética e direitos humanos.
O evento, promoção do Programa Nacional de DST e Aids em parceria com o Ministério da Educação, é voltado a membros da Conferência Mundial de Aids; redes da sociedade civil; organizações religiosas; pesquisadores; coordenadores estaduais e municipais com iniciativas na área; fóruns ONG-Aids que atuam na interface Aids e religião; e à Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV.

Da área da educação participam representantes do MEC e das secretarias estaduais do Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e do Distrito Federal.

Fonte: MEC