Venezuela comemora os 195 anos de sua independência

A República Boliviariana da Venezuela comemorou neste 5 de julho os 195º aniversário de sua Declaração de Independência. Na capital Caracas, o presidente Hugo Chávez acompanhou o desfile cívico-militar característico dos fes

“Está um dia muito bonito o 5 de julho de 2006. São 195 anos de independência, dia de nossa Pátria, dia de nossa liberdade”, discursou Chávez. O presidente destacou ainda que a Venezuela está a apenas cinco anos do bicentenário de sua independência, “uma data histórica, na qual todos os sul-americanos poderão dizer que são livres e que serão independentes para sempre”, afirmou.
Os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Nicanor Duarte, acompanharam o desfile ao lado do anfitrião Chávez. Segundo informações divulgadas pelo governo venezuelano, 12.600 militares participaram da comemoração.
O Exército venezuelano aproveitou o desfile de 5 de julho para apresentar à população alguns dos 24 aviões Sukhoi-30, recentemente adquiridos junto ao governo da Rússia. Até então, as aeronaves ainda não haviam sobrevoado o céu de Caracas.


História


Em 1808, Napoleão Bonaparte invadiu a Espanha, depôs a dinastia Bourbon e nomeou seu irmão José como rei espanhol. Todas as colônias do país recusaram-se a reconhecer a autoridade de Bonaparte. Algumas continuaram aderindo à família real espanhola, enquanto outras decidiram perseguir a independência.

A revolução contra o domínio espanhol teve início na Venezuela, em 1810, com a deposição do governante espanhol. Uma declaração formal de independência foi feita em 5 de julho de 1811, e, no mesmo ano, Simón Bolívar tornou-se oficial do exército revolucionário. Porém, em 1812, tropas espanholas retomaram o poder na Venezuela. O líder da revolução venezuelana, Francisco Miranda, foi preso e Bolívar deixou o país.

Nos anos seguintes ocorreram diversas guerras. As vitórias venezuelanas eram seguidas por derrotas esmagadoras, mas Bolívar nunca desistiu. Finalmente, em 1819, Bolívar liderou seu pequeno exército e atacou as tropas espanholas na Colômbia. Ele venceu a importante Batalha de Boyaca, em 7 de agosto de 1819, e a República da Colômbia foi proclamada em dezembro do mesmo ano.

Em 1821, Bolívar finalmente libertou a Venezuela na Batalha de Carbobo, enquanto um de seus mais talentosos oficiais, Antonio José de Sucre, libertou o Equador na Batalha de Pichincha, em maio de 1822.