Inflação oficial cai pela metade no 1º semestre

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como referência pelo governo para o cálculo da inflação, apurou uma alta de 1,54% nos preços no primeiro semestre de 2006. O resultado representa a metade do p

A queda do IPCA em relação à primeira metade de 2005 contou com a contribuição do desempenho de junho, que mostrou deflação de 0,21%. Em junho do ano passado, o índice também havia sido negativo, porém mais suave: -0,02%. Nos últimos doze meses, a inflação oficial está em 4,03%, abaixo da meta de 4,5% estipulada pelo governo para 2006. Para o IBGE, a redução sofrida pelos preços entre maio, quando o IPCA ficou em 0,10%, e junho foi motivada principalmente pela "queda do álcool, que contribuiu com –0,11 ponto percentual" no índice geral.

Derrubado pela maior oferta de cana-de-açúcar e pela menor demanda – os veículos movidos a álcool não representaram nem 0,01% dos novos vendidos em junho -, o litro do combustível ficou 8,77% mais barato para o consumidor. Com isso, a gasolina, que leva 20% de álcool em sua mistura, também viu o preço cair em junho, a uma taxa de 1,60%. Os alimentos ajudaram a derrubar o índice geral. A deflação registrada nessa categoria se aprofundou entre maio e junho: o índice passou de – 0,03% para – 0,61%.

INPC

Artigos de vestuário e remédios ainda mostraram inflação no mês, porém mais contida. A alta no preço de roupas e sapatos, que havia sido de 0,90% em maio, caiu para 0,59% em junho. Já os remédios subiram 0,21% em junho, frente a um encarecimento de 1,41% no mês anterior. Nas nove regiões metropolitanas e dois municípios pesquisados em todo o país, o IBGE apurou inflação em junho apenas em Recife, com alta de 0,21%, e Belo Horizonte, 0,15%. Nas localidades restantes (Salvador, Belém, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília) os preços, na média geral, caíram – a maior queda, de 0,69%, foi registrada na capital federal.
Também calculado pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve variação negativa de 0,07% em junho. No acumulado do ano, a taxa está em 1,06%, inferior à registrada no mesmo período do ano passado: 3,28%. Os preços para a apuração do IPCA e no INPC foram pesquisados pelo IBGE entre 30 de maio e 27 de junho. O IPCA se refere a famílias com renda de 01 a 40 salários mínimo, enquanto o INPC afere a inflação com base em famílias com renda de 1 a 8 salários mínimos, sendo o chefe assalariado.

 

Com agências