TRE-PR oficializa hoje total de candidatos às eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve disponibilizar hoje a lista oficial com os nomes de todos os candidatos a deputado estadual e federal que registraram candidaturas até a última quarta-feira.

O prazo para registro de candidaturas pelos partidos e coligações terminou às 19 horas de quarta-feira. Entretanto, o TRE atendeu os candidatos até 22 horas. Vão disputar as eleições, de acordo com o Tribunal, 11 candidatos ao governo do Estado, 10 ao Senado, 265 a deputado federal e 540 a deputado estadual. O número de candidatos que vão disputar as vagas nas duas chapas proporcionais ainda pode sofrer alterações, já que o registro individual de candidaturas pode ser feito até hoje à noite.

Até 19 horas de quarta-feira, oito candidaturas ao governo do Estado e sete ao Senado estavam previstas. ''Nosso partido tinha necessidade de apresentar candidatura ao governo do Estado para consolidá-lo no Paraná. Temos uma das menores chapas (candidato ao governo estadual e dois candidatos a deputado estadual), mas com esse 'exército' vamos tentar propor mudanças'', afirmou o candidato ao governo do Estado pelo PRP, Jorge Luiz Martins. Os outros dois candidatos que decidiram concorrer na última hora são Antonio Roberto Forte (PSL) e Ivo Souza pelo Partido da Causa Operária (PCO). ''Nós estávamos trabalhando para sair. Mas deixamos para a última hora para dar mais tempo de organizar a campanha'', explicou o candidato do PCO.

Para o Senado, além dos candidatos da coligação do PT, do PPS, do PSDB, do PRTB, do Psol, do PV e do PSDC, outros três nomes foram apresentados após as 19 horas: Sandra Borges (PSL), Ney Betin (PCO) e Sandoval (PSC). O PSC está coligado com o candidato ao governo do Estado pelo PDT, Osmar Dias, porém resolveu lançar chapa própria para deputado estadual e para o Senado. Outros cinco partidos que também estão coligados na majoritária com Osmar PTC, Prona, PMN, PTN, PTdoB lançaram chapa própria para deputado estadual e federal por meio da Coligação Renova Já.

A Coligação do Voto Limpo, do PPS e PFL, foi a que mais apresentou candidatos a deputado federal, com 46 nomes inscritos. Já para deputado estadual, a Coligação Voto Limpo e a Coligação Paraná de Verdade, liderada por Osmar Dias, lançaram 84 nomes.

O TRE deve publicar todos os nomes os candidatos em edital na próxima segunda-feira. Os partidos, candidatos, coligações ou o Ministério Público têm três dias para pedir impugnação de alguma candidatura e o candidato vítima do pedido tem sete dias para apresentar defesa. O TRE tem até o dia 23 de agosto para analisar e homologar os registros de candidaturas e decidir sobre os pedidos de impugnação, entre eles o pedido de cancelamento de parte da convenção do PSDB.

Fonte: Folha de Londrina