Lula reitera oferta de ajuda na crise de segurança em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a oferecer, na manhã desta quarta-feira (12), ajuda federal ao governo paulista para conter a onda de execuções de agentes penitenciários. “Agora, se São Paulo continua achando que a situação está normal e pod

O presidente avaliou, no entanto, que a situação não está normal. “Se todo dia há morte de carcereiro, queima de ônibus, isso não é normal, coloca a sociedade em pânico. Eu acho que São Pau lo, pelo que representa para o Brasil, merece ser tratado com carinho especial”, afirmou.


38 ataques em uma noite


Entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta aconteceram pelo menos 38 ataques em São Paulo, segundo balanço divulgado pelo governo Estadual. Os números se referem a ocorrências registradas das 20h às 7h e não incluem os ônibus queimados na capital, Grande São Paulo e litoral. Quatro pessoas foram mortas no período. De acordo com informações da polícia, o número pode aumentar.


Em entrevista, antes de deixar o hotel onde está hospedado para abrir a 2ª  Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora (Ciad), Lula disse que está muito preocupado com a segurança em São Paulo. Ele informou que nesta quinta-feira (13) o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vai conversar novamente com Lembo e reiterar a oferta de ajuda. Mas ponderou que o governo federal não pode colocar a Força Nacional de Segurança no Estado sem a aprovação do governo estadual.


Questionado se a violência não poderia virar uma questão eleitoral, ele questionou: “Então vamos criar um país de mudos, porque não se pode falar nada? O dado concreto é que os fatos estão existindo. Os bandidos não estão preocupados se vai ou não vai ter eleição. Os bandidos estão aterrorizando São Paulo, e nós temos que tomar atitudes”, agregou.


Lembo invoca os 161 anos da PM


Em São Paulo, a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes (sede do governo estadual) disse à imprensa o governador Claudio Lembo não deverá se pronunciar sobre a nova onda de ataques que ocorreram na madrugada desta quarta-feira na capital e na região metropolitana do Estado.


Na véspera, Lembo respondeu com irritação à oferta de ajuda federal. “A Polícia Militar é mais qualificada. Todo mundo vem aprender com os nossos policiais aqui em São Paulo porque somos bons, somos muito bons mesmo”, garantiu. “A Força Nacional entrou em atividade há um ou dois meses. A nossa polícia tem 161 anos, 81 mil homens e a nacional tem 280 soldados para uma situação de 40 milhões de habitantes”, argumentou o governador.


Com informações
da Agestado