PCdoB condena guerra israelense contra os povos árabes

O secretariado do Comitê Central do PCdoB divulgou nesta sexta-feira (14) uma nota condenando a atual agressão israelense ao Líbano. Para o Partido, “A atual escalada acarreta o perigo de eclosão de uma guerra de maior envergadura de Isra

É com grande preocupação que os povos do mundo observam a intensa deterioração da situação política no Oriente Médio, resultado de uma intensa campanha de agressões por parte de Israel.


O primeiro alvo – como o é há décadas – têm sido há várias semanas os territórios ocupados da Palestina. Seguiram-se provocações à Síria, que incluíram violações de seu território. Agora, a fúria sionista se volta contra o Líbano. Segundo as ultimas informações disponíveis, os ataques de Israel mataram 61 pessoas desde a última quarta-feira. A aviação israelense bombardeou não apenas alvos militares, mas também zonas residenciais, provocando a destruição de obras de infra-estrutura, como o Aeroporto Internacional de Beirute e a estrada que liga essa capital a Damasco, capital da Síria.


Mais uma vez, Israel viola a soberania de um Estado Nacional vizinho e vilipendia o direito internacional. A atual escalada acarreta o perigo de eclosão de uma guerra de maior envergadura de Israel contra os países árabes, o que acarretaria serias conseqüências à paz e à segurança na região do Oriente Médio e para o mundo em geral.


No recrudescimento das agressões israelenses aos povos árabes, chama a atenção o papel dos Estados Unidos, padrinho de Israel, que ao vetar uma simbólica resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas condenando Israel, transforma-se em co-autor intelectual e moral dos assassinatos, praticados pelos terroristas sionistas.


Não obstante a posição estadunidense, é forte a reação em todo o mundo contra a intensificação das agressões. O Partido Comunista do Brasil, defensor da soberania nacional, da autodeterminação dos povos e da paz no Oriente Médio, condena com veemência a escalada de violência promovida por Israel. Conclama o povo brasileiro e as forças progressistas que atuam no nosso país a se mobilizarem em solidariedade aos povos árabes agredidos.


Nesta oportunidade, o PCdoB expressa as mais sentidas condolências pela morte provocada pelos bombardeios israelenses de uma inocente família de brasileiros, inclusive duas crianças de quatro e dois anos de idade, que passavam férias na cidade de Srifa, no Líbano, terra de seus antepassados”.


São Paulo, 14 de julho de 2006


O Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil