Líderes indígenas pedirão ao Vaticano que devolva templo Inca

Os líderes indígenas andinos pedirão ao Vaticano que devolva o templo Inca de Coricancha, situado na cidade peruana de Cuzco, sobre o qual foi construído o templo de Santo Domingo, informou o dirigente Miguel Palacín.

O conteúdo da carta que será enviada ao Vaticano será decidido durante o debate das conclusões do Primeiro Congresso da Coordenadora Andina de Organizações Indígenas, que se acontece em Cuzco. Palacín, presidente do comitê organizador do encontro, afirmou que a decisão sobre a iniciativa foi tomada durante os debates da reunião.


 


O encontro conta com a participação de representantes dos índios quíchuas, aimaras e mapuches de seis países. “Vamos enviar uma carta ao Vaticano para que nosso centro espiritual seja devolvido aos povos (indígenas), porque a igreja (Católica) arrecada mais de três milhões de dólares anuais, mas não os compartilha com os habitantes, que são os herdeiros”, afirmou.


 


O Coricancha era o principal templo de Cuzco, a capital do Império Inca na chegada dos conquistadores espanhóis e, segundo os cronistas da época, tinha suas paredes cobertas de ouro e outros tesouros. No século 17 foi construído sobre seus alicerces o convento e templo de Santo Domingo, que atualmente é um dos principais atrativos turísticos da cidade.


 


Com agências